Guia para amantes da fotografia enfrentarem a quarentena do coronavírus (COVID-19) | Blog da Omicron

20 de março de 2020

Após a chegada do coronavírus (COVID-19) ao Brasil, muitas empresas têm, preventivamente, direcionado seus colaboradores para  trabalharem em casa - o tal do home office ou, se preferir, teletrabalho, que é com o governo brasileiro tem se referido. 

Antes que você entre para o time de pessoas que são contra o trabalho a distância, afirmando que fora do escritório a falta de foco e produtividade é grande ou até subestimando as orientações de isolamento já que ainda é “baixo” o índice de infectados em relação aos países europeus, saiba que você é um privilegiado. 

Milhares de pessoas não têm a opção de apenas ficar em casa e pior, elas têm de se expor a situações de risco (entram aqui: médicos, enfermeiros, motoristas de transporte público, profissionais de limpeza etc.) e a transportes coletivos lotados e mal ventilados, a exemplo de tantos autônomos. 

Então, primeiro tenha consciência da sua condição e seja grato por ela. Segundo, aproveite o que tanto tem desejado nos últimos meses e ainda não se deu conta: ter tempo sobrando


“Eu gostaria de ter tempo para fotografar mais” ou “Eu gostaria de ter tempo para estudar fotografia”. 



Diante de um vírus perigoso, vamos tentar ver o lado positivo da quarentena: a sua rotina ganhou algumas horas, antes perdidas no trânsito e no deslocamento, para se  dedicar à fotografia como sempre sonhou! 


Quarentena Fotográfica 



Durante a quarentena, vamos compartilhar conteúdos sobre fotografia para você desenvolver sua técnica fotográfica e se divertir com a família. Para conferir mais conteúdos da Quarentena Fotográfica, clique AQUI e nos acompanhe nas redes sociais. 


Usando o tempo da quarentena a seu favor:  



- Organize seu equipamento fotográfico 


Sua câmera, lentes e flashes ainda estão guardados dentro da bolsa? Isso é praticamente um crime contra o seu bolso! 

Veja o vídeo abaixo, aprenda a como armazenar sua preciosa câmera (vale lembrar que antes de guardar, você deve higienizar tudo como orientamos AQUI) e assim dar mais vida útil ao equipamento: 





- Veja filmes e documentários sobre a 8ª arte 


Uma excelente maneira de inspirar seus cliques é assistindo à longas que trazem no roteiro a fotografia. Abaixo, você tem uma lista de filmes e documentários para assistir em casa:


- Faça retratos divertidos de sua família 


Tenho certeza de que daqui alguns anos, você e sua família dirão: “Em 2020, passamos pelo coronavírus…”.


Meme: Reprodução. x)

E como testemunhas oculares desse vírus que tem feito a economia mundial parar, que tal documentar o fato com fotos? 

Não precisa se tornar um(a) fotojornalista de rua e afins (por favor, permaneçam em casa no período de quartentena), simplesmente olhe para quem está ao seu lado. Aproveite esse momento com a sua família para criar ensaios divertidos e lúdicos, envolvendo todo mundo. Com certeza as crianças vão adorar! 

No nosso Pinterest, você encontra outras inspirações de ensaios feitos dentro de casa. E vale o lembrete: fotografe com o que você tem em mãos (câmera, celular, tablet…). 


- Faça uma maratona de Omicronflix 


O nosso canal do YouTube está cheio de vídeos sobre fotografia para você maratonar e no período de quarentena, de segunda a sábado, teremos novos conteúdos. Vale a pena se inscrever e ativar as notificações para não perder nada. 

Separamos algumas playlists para você começar sua maratona: 
° 
Macetes para tirar o melhor da sua câmera profissional ou semiprofissional;
° Livros sobre fotografia para ter na estante;
° Quais lentes nós usamos na Omicron




Boa quarentena, pessoal! 

Saudações fotográficas, 
Equipe Omicron


POSTS RELACIONADOS