[PLUS: PLANNER GRATUITO] Como mudar de profissão? Será que a fotografia é uma boa opção? | Blog da Omicron

24 de julho de 2019

Quem nunca se perguntou em “Como mudar de profissão?”, tem grandes chances de um dia fazer esse questionamento. 

Não, não estamos rogando praga.

O que queremos dizer é que esse questionamento nada mais é do que natural. Nossas vidas são feitas de ciclos. Mudamos e por mais doloroso que possa ser o processo da mudança, no fim, vemos o quanto fez e faz bem mudar.  

Nessas décadas de ensino fotográfico, vimos muitos alunos transitando de carreiras sólidas e reconhecidas - mas das quais já não se viam mais - para a fotografia e se encontrando ali. Deste convívio e observação, identificamos três pilares essenciais para quem deseja mergulhar de vez na profissão e vamos compartilhá-los a seguir.

3 pilares que vão te ajudar a mudar de profissão e a entrar de cabeça na fotografia: 


1) Autoconhecimento


Apesar da crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos, há expectativas positivas para o setor. 

Segundo a  FHOX, a fotografia de eventos, casamentos e newborn têm demanda e ganham ainda mais força quando aliadas às produções audiovisuais. Ou seja, há mercado, mas será que você realmente gosta de fotografar e está disposto(a) a encarar os desafios da profissão? É nesse momento que o autoconhecimento entra em cena. 

O autoconhecimento é uma arma poderosa que o ajudará a ter paz de espírito e certeza na mudança profissional. 
Sabendo o que você busca em termos de projeto de vida, carreira e remuneração, garantirão que você tenha foco, qualidade na entrega do trabalho, diferenciação profissional e vá contra a maré de “sou cool, sou fotógrafx!” só porque a profissão está em alta. 

Busque conhecer a si próprio(a): 

  1. Como você se vê daqui a médio (5 anos) e longo prazo (10 anos)? O que é preciso para chegar lá? Como a fotografia poderá te ajudar nesse processo? 
  2. E o que, literalmente, te motiva a sair da cama? Fotografar também trará esta motivação? 
  3. Quais são seus propósitos (valores e projetos de vida que norteiam e trazem paz de espírito) e como a fotografia os respeita? 

2) Planejamento


Você pode até visualizar o que deseja, mas não faz ideia por onde começar? Então, antes de jogar tudo para o alto, crie seu plano B

SOBRE O PLANO B:


O “plano B” nada mais é do que um plano de ações para alcançar sua nova ocupação profissional. 

Todo plano deve conter:

* O que você deseja (objetivo), 
* Como conquistá-lo (metas), 
* E quais são os prazos para conquistá-lo e os recursos necessários para tal (físico, humano, monetário etc.).  

No caso da fotografia, as ações normalmente incluem: ganho de conhecimento por meio de cursos, workshops e palestras; investimento em equipamento;  desenvolvimento de experiência profissional; divulgação do serviço; conquista de clientes etc.  

CRIANDO SEU PLANO B: 


* Objetivo 

Crie um objetivo. O objetivo é o que você deseja alcançar como fotógrafo profissional. É a sua idealização, sonho e realização no cenário fotográfico. É como você deseja estar atuando daqui a alguns anos. Não se acanhe se ele for ambicioso ou parecer distante. Sonhos têm de ser assim: intrigantes, estimulantes e carregar uma certa dose de “friozinho na barriga”. ;) 

É muito importante que o seu objetivo tenha data para começar (momento em que foi idealizado) e estimativa de data para ser alcançado. Ao estabelecer um prazo, você cria em seu subconsciente um compromisso consigo mesmo(a) para atingi-lo. ;) 


 * Metas

Objetivo traçado, chegou a hora de estabelecer metas! Metas são “objetivos menores”. É como se você “quebrasse” o objetivo central em várias etapas para que ao trilhá-las, fique mais perto do que deseja conquistar. 

Objetivos costumam ser abrangentes, por isso, quando não os dividimos em frações, ficam parecendo muito distantes, assustadores e até inalcançáveis. É quase como aquela frustrante sensação de “Eu sei o que eu quero, mas é tanta coisa, que não sei por onde começar”.  

Recapitulando até aqui: o objetivo é como você deseja estar, já as metas são os passos que te ajudarão a alcançá-lo. 

PLANO B - DO PAPEL À PRÁTICA: 






Lá você encontrará: 

* Guia de como usar seu planner
Você encontra um Guia de como preencher seu planner através do exemplo da Mônica - nossa personagem fictícia de 36 anos, que é mãe e administradora de empresas, mas deseja trabalhar no futuro apenas com fotografia - estabeleceu para para mudar de carreira. 

* Dois modelos do planner "Criando meu Plano B"
Plano B bom é plano B colado na parede! 
Ao passar seu objetivo e metas para o papel e pregá-lo em um local visível, há mais chances de que eles realmente virem realidade. Pois ao “bater o olho” no local, você lembrará do que realmente deseja e terá foco para correr atrás do vale a pena. Pensando nisso, trouxemos dois templates diferentes de planner para você imprimir, preencher com seu plano de ações e colar onde desejar. :D 


3) Perseverança


Como em toda profissão, na de fotógrafo(a), você terá dias bons e dias ruins. Não será fácil, mas não se deixe abater. Tenha foco e corra atrás! 

Poder trabalhar com fotografia é um privilégio. É uma deliciosa descoberta de novos mundos. E temos certeza de que se há profissionalismo, cumprimento e qualidade na entrega do serviço e ética, você encontrará seu lugar ao Sol. 

Sucesso e bons novos ciclos fotográficos! 


POSTS RELACIONADOS