Filmes com o tema fotografia no roteiro | Blog da Omicron
17 de outubro de 2019
Como aqui na Omicron, nós “respiramos” fotografia, não poderíamos deixar de listar filmes que trazem no roteiro a 8ª arte.
Neste post, você encontra a nossa primeira seleção de filmaços com o tema.
Filmes que trazem fotografia no roteiro:
Retratos de uma Obsessão (2002)
Sobre:
O diretor Mark Romanek soube explorar neste suspense uma característica importante da fotografia: elas são testemunhas da nossa história.
As imagens contam quais são nossos hábitos, por onde passamos e com quem nos relacionamos.
É com este gancho que Romanek apresenta Sy (Robin Williams), um solitário funcionário de uma loja de revelação de fotos em 1 hora. A família Yorkin sempre revela suas fotos no local e a sua aparência “perfeita” nas imagens faz com que Sy crie uma estranha e doentia obsessão por cada um deles.
Motivos para assistir:
Fora a superatuação de Willians, a película é uma ótima escolha para quem tem saudosismo da época de revelação dos rolos de filmes com 36 poses e das primeiras câmeras digitais compactas ou simplesmente tem curiosidade em saber como eram as lojas de revelação nos anos 2000.
Janela Indiscreta (1954)
Sobre:
O clássico filme de Alfred Hitchcock conta a história de um entediado fotógrafo que está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna - Sim! Tempos complexos sem internet Hehe. Para vencer o tédio e a falta de mobilidade, ele passa a bisbilhotar a vida de seus vizinhos através da janela do seu quarto. A única coisa que ele não esperava era que neste voyeurismo, ele presenciase um crime.
Motivos para assistir:
Só por ser um clássico de Hitchcock já deveria entrar em sua lista, mas se não está convencido aqui vai outra dica: dê atenção aos enquadramentos e composições de cada cena.
The Bang Bang Club - Repórteres de Guerra (2011)
Sobre:
Baseado em fatos reais, aqui vemos como os quatro fotojornalistas Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek e João Silva - conhecidos como The Bang Bang Club - registraram o período sangrento, entre 1990 e 1994, que passou a África do Sul em sua transição do Apartheid para o regime democrático.
Motivos para assistir:
Além de retratar o fotojornalismo de guerra e de questionar todo o envolvimento social do conflito, o longa relembra a foto triste que não só gerou muitas críticas ao seu autor (Kevin Carter) na época, como também deu a ele o Prêmio Pulitzer de Fotografia Especial.
Blow-up - Depois daquele Beijo (1966)
Sobre:
Baseado em um conto de Julio Cortázar, Blow-up conta a história de um fotógrafo de moda que sem querer “testemunha” um assassinato.
Motivos para assistir:
Além de trazer a frenética Londres dos anos de 1960, o longa que foi sucesso de bilheteria traz um mundo de referências visuais para quem trabalha com produção de moda, maquiagem, cabelo e claro, fotografia de moda.
Cidade de Deus (2002)
Sobre:
Não podia faltar um representante brazuca na nossa lista!
Com direção de Fernando Meirelles e Katia Lund, nos deparamos com a história de uma das mais conhecidas favelas brasileiras: a Cidade de Deus. Em um local onde o determinismo parece traçar destinos cruéis a cada pessoa ali nascida, Buscapé (Alexandre Rodrigues) consegue percorrer um novo e menos violento caminho graças ao seu talento como fotógrafo.
Motivos para assistir:
Além de aclamado pela crítica, Cidade de Deus nos faz refletir sobre as diferenças sociais e econômicas do nosso país e nos permite lembrar o quanto a fotografia pode ser transformada na vida das pessoas.
Gostaram da nossa seleção? Então acompanhem nosso blog que em breve traremos mais indicações para vocês.