5 coisas que você deveria estar fazendo para ter mais clientes na fotografia | Blog da Omicron

1 de outubro de 2019

Se você está se perguntando em como ter mais clientes na fotografia, veio ao lugar certo. Reunimos aqui 5 dicas, ou melhor, 5 ações que te ajudarão a empreender nesta área. 


5 ações para ter mais clientes: 



1) Presença online consistente 


É cada vez mais comum buscarmos informações, opiniões, resenhas ou reviews sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo. Se alguém estiver interessado em fotografar com você, por exemplo, com certeza essa pessoa já terá feito sua “pré-pesquisa” sobre seu trabalho antes de entrar em contato. 

Ou seja, as redes sociais, notas de assessoria de imprensa, site e blog são a sua maior vitrine. 

Dedique tempo semanal e carinho para tudo o que publicar online. 


Dicas de ouro da Omicron: 

* Use o mesmo @ em todas suas redes sociais para que seus clientes e parceiros possam te encontrar com maior facilidade. Nós, por exemplo, usamos @omicronfoto no Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest

* Não misture pessoal com profissional. Jamais poste em seu perfil desavenças políticas, religiosas, memes e coisas com duplo sentido. 

* Atualize semanalmente suas redes sociais. É muito ruim para uma marca ter um perfil sem postagens há meses ou anos. Dá a impressão de que a empresa já não existe mais. E antes de lotar o feed dos seus seguidores, avalie se não é melhor qualidade do que quantidade de publicações. 


2) Fotografe fornecedores e seus produtos ou serviços


Fotografou um evento social, como uma festa de quinze anos? Aproveite para fotografar os demais fornecedores e seus serviços. Troque cartões e depois de tratadas, envie as imagens em boa e alta qualidade para este profissionais. 

Coloque na lista fotografar: comida, doces, vestido, decoração, detalhes de papelaria,  músicos, DJs… 

Todos eles simplesmente A-M-A-M fotos feitas por fotógrafos profissionais, pois esse tipo de imagem valoriza seu trabalho. Quando eles publicam estas fotos, normalmente dão os créditos ao fotógrafo(a). Ou seja, além do networking, você ganha publicidade gratuita. 


3) Estude tendências 


Fique de olho no que seu público-alvo está consumindo. 

Sabendo o que ele está propenso a gostar ou a procurar, facilita na hora de oferecer seu serviço fotográfico. 

Por exemplo, todos os anos surge um personagem, desenho ou música infantil que reina no coração das crianças. O personagem/música da vez é o Baby Shark

Não, não precisa fazer contra sua vontade um ensaio com temática do simpático bebê tubarão, mas sabendo disso, você poderá colocar a música durante o ensaio para acalmar a criança, deixá-la descontraída para ter mais fotos espontâneas e pais mais tranquilos e felizes.


4) Crie um banco de dados de potenciais clientes 

 
No mercado, há vários programas robustos para fazer o acompanhamento de seu cliente. Eles armazenam seu contato, indicam quais serviços procurou, quando procurou, como ficou sabendo sabendo da empresa, entre outros. 

Geralmente, estes programas são pagos, mas se não estão em seus planos o de pagar por este serviço, não se preocupe. Use a boa e velha planilha do Excel! 

Planilhe todos esses dados e categorize quando e como entrar novamente em contato tanto com quem já é seu cliente e quanto os potenciais futuros clientes. 

“Por que entrar em contato com alguém que ainda não é seu cliente?” 
Porque se esta pessoa entrou em contato pedindo um orçamento ou data, mesmo que a contratação não feche naquele momento, significa que ela está interessada em seu serviço fotográfico. E por ter demonstrado interesse, ela tem maior propensão à compra em uma situação futura. 


Dicas de ouro da Omicron: 

* Anote na planilha quando você deve entrar em contato com o potencial cliente: abertura de agenda, em uma promoção especial, sua estadia em outro país (muitas pessoas amam fazer ensaios de casamento em outros países, por exemplo) e por aí vai. 

* E anote também quando você deve entrar em contato com quem já é seu amado cliente: aniversário, divulgar um novo serviço para uma possível recompra e oferecer desconto especial. 


5) Pós-venda: cuide dos seus clientes 


Complementando o tópico acima, faça com que seu cliente vire o seu maior defensor. 

De nada adianta um boa campanha de marketing nas redes sociais, parcerias e afins se quem adquiriu suas imagens não teve uma boa experiência com seu serviço. 


Dicas de ouro da Omicron: 

* Faça com que ele sinta à vontade na sessão e que confie no seu trabalho; 

* Certifique-se de que seu cliente receba as fotos no prazo combinado; 

* Entregue as imagens da melhor maneira possível: boa impressão, pendrive personalizado, foto já emoldurada etc.;

* Mantenha um bom relacionamento com ele: siga de volta nas redes sociais, comente positivamente nas publicações, envie um Gift Card com desconto para uma sessão fotográfica para ele dar a uma pessoa querida. 


Gostaram das dicas? Então, agora é a hora de botá-las em prática! ;D 

Até a próxima! 

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