Empreendedorismo para fotógrafos: O que aprendemos com 2020 | Blog da Omicron

7 de janeiro de 2021

Definitivamente, 2020 foi um ano marcado pelos seus inúmeros desafios profissionais, econômicos e emocionais para quem empreende na fotografia. Mas ao mesmo tempo, foi um ano que trouxe inúmeros aprendizados sobre gestão, empreendedorismo e finanças para fotógrafos. 

Nós compilamos abaixo os principais aprendizados para você incorporar hoje em seu negócio fotográfico. Confira!


O que fotógrafos profissionais podem aprender com 2020: 



1) Comece a sua Reserva de Emergência Empresarial hoje!  


Fundo de reserva empresarial ou reserva financeira empresarial é um montante monetário destinado para cobrir imprevistos em sua empresa. Entram na categoria de “imprevistos” situações como: quebra, troca e reparo de equipamentos, meses de menor procura de clientes, inflação, pandemia etc. Acredite, muitos fotógrafos salvaram suas empresas em 2020 com estas reservas. 💰

“Quanto a minha reserva deve ter?” 
Especialistas recomendam que este montante seja o equivalente ao valor de seis meses dos seus custos totais para manter as “portas abertas” (luz, internet, telefone, depreciação de equipamento, salário do colaborador, o seu salário, entre outros). 
É importante que este montante esteja em uma aplicação com boa liquidez. Em outras palavras, em uma aplicação de acesso “imediato”, não sendo necessário esperar meses ou anos para acessá-lo quando a emergência surgir sem aviso prévio.

“Seis meses?! Não tenho como conseguir todo esse dinheiro do nada, e agora?”
Não se desespere. Construa a sua reserva aos poucos. Religiosamente, destine todos os meses uma pequena porcentagem de seu faturamento a este objetivo até obtê-lo. 

“Qual aplicação é a ideal para minha reserva?” 
Há inúmeras opções disponibilizadas por bancos e corretoras de valores. Busque ajuda de um profissional (economista, contador, gerente do banco etc.) ou daquele(a) amigo(a) que manda bem nas finanças pessoais para encontrar a que você se sente seguro(a) e confortável.

💡 DICA: Tenha uma reserva financeira empresarial (do seu negócio de fotografia) e outra pessoal (vida privada). Ou seja, as duas reservas devem estar separadas para garantir saúde financeira e noites tranquilas de sono.


2) Contratos salvam noites de sono


Se você não firmava contratos com seus clientes na contratação de suas sessões fotográficas, deixe este mau hábito lá em 2020. Os contratos asseguram juridicamente tanto você quanto seu cliente sobre o cumprimento do serviço fotográfico, entrega, prazo e claro, pagamento do mesmo.

E como a pandemia impactou financeiramente na vida de muita gente, fotógrafos que não tinham contratos podem ter ficado sem receber pelas lindas fotografias entregues - e sem conseguir ao menos um acordo sobre o serviço prestado. :/ 

Então, já sabe: busque um advogado especializado e de sua confiança para formular este documento. 

💡 DICA: Peça para o profissional inserir uma cláusula sobre imprevistos pandêmicos.


3) A importância do cadastro e bom relacionamento com clientes


Já falamos deste assunto no  tópico “Antigos clientes, novos serviços!” aqui no blog (clique aqui para reler), mas acreditamos que sempre vale ressaltar o que já dizia Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Em outras palavras, mantenha um cadastro de seus clientes atualizados, busque construir e manter um bom relacionamento, entregue sempre um excelente serviço e ótimo produto final. Desta forma, você conseguirá fidelizá-lo para que ele o contrate mais vezes ou te indique a outras pessoas. 

As indicações e recontratações de serviços foram e têm sido importantes para fotógrafos durante a pandemia. 

💡 DICA: Se você não tem alto volume para cadastros no momento nem interesse ou dinheiro para investir em uma ferramenta de gestão de relacionamento com clientes (as tais CRM - Customer Relationship Management), use a boa e velha planilha do Excel.
Cadastre ali dados como: nome, data do contato, email, telefone, data de aniversário, se a pessoa virou cliente ou é um cliente em potencial, qual o serviço prestado etc. A partir destes dados, crie um relacionamento positivo: mande um email de parabéns no aniversário, envie promoções e sugira novos serviços fotográficos. 


4) Mantenha seu radar de oportunidades ligado


Muitos fotógrafos tiveram de reinventar seus serviços fotográficos. Se antes fotografavam apenas determinada área, como casamentos, se viram diante do desafio de fotografar o que havia demanda na pandemia - entram aqui os ensaios em casa, ensaios infantis, fotografia de produto etc.

Por isso, fique de olho!

Busque saber mais sobre as áreas fotográficas que você tem curiosidade e admiração. Experimente. Procure oportunidades para diversificar seu portfólio, ganhar experiência e claro, abrir o leque de suas fontes monetárias. 

💡 DICA: Leia o tópico “Abra seu leque de trabalhos e fortaleça sua comunidade” do artigo que escrevemos em nosso blog clicando aqui


5) Será que este é um bom momento para comprar um equipamento novo?  


A grande parte dos equipamentos usados na fotografia são importados. E por não serem produzidos no Brasil chegam aqui com valores baseados na cotação do dólar e, de quebra, ainda recebem vários impostos, causando um pequeno assombro para os nossos bolsos constantemente atacados pela atual inflação. 

Além dos itens anteriores, com a disseminação do coronavírus a produção de diversos itens ao redor do mundo teve de diminuir. E o motivo é simples: evitar aglomerações em prol da saúde da população. Como resultado, estamos com escassez de insumos nas mais diversas áreas. Por exemplo, nossa equipe ouviu em uma papelaria aqui em Curitiba-PR que estavam em falta tintas de aquarela, pois não faltavam tubos metálicos para armazená-las.

E voltando às câmeras, flashes e lentes, some a cotação do dólar + impostos + inflação + alta demanda e pouca produção = preços elevados. 

Pesquise bastante, fique de olho em promoções e pese onde investir seu rico dinheirinho antes de finalizar a compra. Se necessário, aguarde esse turbilhão de acontecimentos passar.

💡 DICA 01: Se determinado equipamento é apenas para um trabalho pontual, tente locá-lo ao invés de comprá-lo. Se você tem interesse em determinada câmera ou lente, alugue-a para testá-la e ter certeza da compra.

💡 DICA 02: Busca algumas dicas para adquirir sua primeira câmera? Confira nossa live sobre o assunto, clicando AQUI.


6) Ambientes compartilhados = Economia! 


A pandemia fez com que o home office virasse lei para uma significativa parte da população brasileira. Mas às vezes, nossos amados lares não têm um escritório para se refugiar das crianças, da televisão e da família; para gerir reuniões importantes ou até contar com uma internet de qualidade que passou a ser disputada 24 horas por dia com todos os membros da família. 

A solução? Ambientes compartilhados, como coworkings! 

Coworkings oferecem o ambiente ideal para trabalho de fotógrafos a um preço muito atrativo. Neles, o profissional encontra desde uma simples mesa para trabalhar por um único dia até salas privativas que podem ser locadas por períodos mais extensos, como meses.

As vantagens são muitas: ambiente limpo, seguro, com internet de qualidade, cafézinho fresquinho, sala de reuniões para receber seus clientes e convívio com outros profissionais de diferentes áreas. Basta levar seu notebook, celular e pronto. Sem contar que sair um pouco de casa e poder trabalhar com foco trará paz de espírito.

Colocando na ponta do lápis, o ambiente compartilhado pode ser vantajoso e há cada vez mais fotógrafos que procuram por este tipo de local de trabalho.

“Mas se são os ambientes compartilhados, como ficam com a pandemia?”
Procure coworkings sérios e que adotaram todas as medidas preventivas orientadas pelos órgãos de saúde, como ambientes ventilados e higienizados, espaçamento entre móveis adequado, uso obrigatório de máscara etc.

💡 DICA: Você sabia que em breve o prédio onde está a Omicron Escola de Fotografia será um coworking para criativos? Em breve, teremos muitas novidades. Aguardem... 👀


7) Atualização é a chave do negócio! 


Fotógrafos que detinham conhecimento técnico e prático saíram na frente diante dos desafios de 2020. Conseguiram se adaptar tecnicamente mais rápido e passar credibilidade ao cliente. Por isso, mantenha-se atualizado(a)! Invista em seu conhecimento com cursos profissionalizantes ou de especialização. 

💡 DICA: Procura um curso profissionalizante de qualidade que aborde desde a base técnica até áreas da fotografia profissional? Aproveite! Já estamos com as matrículas abertas para as turmas do:



Esperamos que tenham gostado do nosso compilado de aprendizados, que consigam colocá-los em prática e que seus negócios decolem! 

Saudações fotográficas, 
Equipe Omicron 


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