Fotografe mais a sua família (Fotografia Documental de Família) | Blog da Omicron

23 de março de 2021

Fotografia: Equipe Omicron.


Oi, amante da fotografia! 



Achamos que o post do Instagram (Nos siga no Insta!) que saiu ontem sobre fotografarmos mais nossas famílias e o poder da fotografia documental de família trouxe uma reflexão tão bacana que merecia vir também para o blog. 

O texto do post segue abaixo. Esperamos que ele te inspire a olhar com maior carinho para seu valioso e particular universo familiar. MAS antes, fazemos novamente aqui o parênteses:

Família não tem vínculo sanguíneo. Família é quem escolhemos, acolhemos e quem nos acolhe. <3


Agora, bora para o texto do post: 


"Toda fotografia carrega uma história.

E determinadas histórias, como a da sua família, só você poderá contar. Por isso, confira motivos para fotografar mais seus momentos em família:


MOTIVO 01: A história que só você pode contar.


Já falamos aqui como temas "banais" do nosso dia a dia podem ser os mais surpreendentes em projetos fotográficos documentais. Pois o que importa não é o seu tema é original, mas sim se a sua narrativa visual é. 

O universo familiar é muito pessoal. Explore-o e conte a história que só seus cliques podem narrar.


MOTIVO 02: Cápsulas do tempo. 


Registrar a receita da vó, o almoço da mãe, a horta que o pai cultivava no quintal ou a viagem que deu totalmente errado é congelar no tempo momentos de afetividade.

#Dica: Se você está passando a quarentena longe da família, estude e planeje como gostaria de abordar este universo familiar. E se você está junto da família, aproveite! Crie bons momentos e registre-os. 


MOTIVO 03: Representações simbólicas. 


A fotografia nos ensina tanto! Olhar minuciosamente para nossas raízes nos faz compreender representações simbólicas da vida, como a da dor, a do afeto, a da efemeridade, a dos ciclos, a das chegadas e a das partidas.  


MOTIVO 04: Você amanhã.


Acredite, o seu "eu" do futuro agradecerá por ter feito estes registros fotográficos hoje." 


BÔNUS: Bate-papo sobre o poder afetivo e poético de fotografar nossas famílias.


No ano passado rolou um bate-papo muito bacana entre os mestres Osvaldo Santos Lima e Paulo Henrique Camargo

Estes fotógrafos e professores da Omicron conversaram sobre a fotografia em suas vidas e trouxeram várias reflexões sobre o poder afetivo e poético de se fotografar as pessoas que consideramos nossa família


Confira: 




Bons cliques e até a próxima! 



POSTS RELACIONADOS