A sua lente é normal? | Blog da Omicron

17 de julho de 2017

A palavra normal é um adjetivo de dois gêneros, seu significado no dicionário consta: “que é usual, comum, natural;” e até mesmo no dicionário informal: “o que não é diferente. O que é igual a maioria que está ao seu redor, não se destaca.’’

Portanto, querido leitor, pode ser que você tenha iniciado suas leituras deste texto na expectativa de saber se está tudo bem com a sua lente. Calma, se você tem conservado seu equipamento em local seco e arejado, e longe de tombos, é bem possível que esteja tudo bem com ele.
Quando falamos em lentes normais estamos categorizando um tipo de objetiva em função de sua distância focal. Ou seja, essa categorização obedece uma norma, que depende daquele numero que da nome à lente, a distância focal (por exemplo: uma 50mm)

Esse nome distância focal, vem decorrente de uma característica da lente. Ele é a exata distância do ponto nodal até a área de captura.
Ponto nodal é um ponto imaginário na ótica, o lugar onde os raios de luz que entram na lente se cruzam. Como vocês podem ver na imagem acima. Quem já assistiu a primeira aula gratuita do nosso curso Técnica fotográfica I, sabe que a imagem é gerada invertida no sensor.

-E porque é importante saber isso? Afinal, ta tudo bem com a minha lente?

Porque, como haviamos falado anteriormente, esse numero é quem vai dizer se sua lente é normal ou não. E isso, através de uma regra bem simples: Uma lente normal, é aquela que tem a distância focal igual à diagonal da área do sensor da câmera.

- Beleza, tranquilo Omicron, é só você me falar agora qual é essa tal diagonal e eu vejo se está tudo bem.

Pois é, o problema é que cada câmera tem um sensor diferente, e portanto, uma diagonal diferente. Mas não precisa pegar uma régua, o sensores são diferentes porque existem diferentes tipos de sensor: os Full-frame e os meio-quadro (aps-c) por exemplo.
Para saber qual é o seu tipo de sensor, você pode pesquisar no manual da sua câmera, ou baixar nosso E-book | Guia de câmeras, gratuitamente.

A regra geral, em um arredondamento padrão, é que:
- Se sua câmera é fullframe, a diagonal do sensor mede aproximadamente 50mm.
- Se sua câmera é meio quadro, a diagonal do sensor mede aproximadamente 35mm

Ou seja, se sua lente, atinge (mesmo no zoom) essa distancia focal, você tem uma lente normal.
Isso é importante porque a lente normal é um marco zero. A regra é que essa distância focal mostra uma proporção parecida com a realidade que enxergamos pelos nossos olhos. E define, a partir desse marco zero, quais os outros tipos de lente (grande-angular e tele-objetiva) Esses tipos de lentes tem usos específicos em diferentes áreas da fotografia. E é importante, antes de mais nada, saber qual é o tipo de lente que você está usando, pois elas entregam resultados diferentes.
Se você quiser saber mais sobre tipos de lentes, suas características e usos, assine nossa newsletter e acompanhe as postagem da Omicron. Ou, se inscreva em nosso curso online de técnica fotográfica I, para aprender sobre isso e muito mais.

Mude de vida, aprenda fotografia na Omicron!

POSTS RELACIONADOS