5 dicas para tirar fotos incríveis com o seu celular | Blog da Omicron

7 de julho de 2017

Muito se fala sobre equipamentos, câmeras, tipos de lentes, flashes e acessórios de fotografia. 
Mas às vezes a gente se esquece que o avanço da tecnologia nos deu uma arma poderosa para fotografar, o celular! 

Em alguns momentos, a câmera do celular pode ser o único recurso disponível que você tem em mãos para fazer "aquele click perfeito". E diferente das câmeras DSLR, um smartphone pode ser prático, discreto e silencioso para não atrapalhar ou "intimidar" o que está fotografando. 

É claro, ainda há muuuitas diferenças entre as fotos feitas por câmeras "profissionais" e pelo celular, mas com ambos equipamentos, você consegue resultados interessantíssimos. E foi pensando nisso que nós listamos 5 dicas para mandar bem nas fotos feitas pelo celular. Bora conferir? 

5 dicas para tirar fotos com o seu celular 


1 Explore as configurações

Muitos smartphones têm opções avançadas no menu da câmera.
As opções variam de marca para marca, mas não tenha preguiça e seja um verdadeiro explorador

Explore e teste todas as opções da sua câmera do celular. Tire fotos, pesquise tutoriais na internet, mexa no balanço de branco, ISO, tamanho e qualidade da imagem e por aí vai.

Com certeza você encontrará resultados divertidos e dominará como ninguém tirar o celular para tirar um fotão da p*rr@. ;)

2 Desligue o Flash

Aquela luzinha que ilumina suas fotos, conhecida como flash, muitas vezes não é a melhor opção para iluminar o que você está fotografando. 

Ao usar o flash, você joga luz direta sobre o assunto que está sendo fotografado, retirando do mesmo a profundidade, sombras, detalhes etc. Se este for o objetivo, ótimo! Mas se não for, cuidado para não obter um resultado indesejado.

Por exemplo, em algumas selfies, o flash pode deixar a pele extremamente clara e ainda retirar detalhes da mesma, deixando o rosto "chapado". Pode até lembrar aquela foto "uó" de RG sem constraste algum. :( 

Por isso, teste seu flash e use o mesmo quando o objetivo for "chapar" o assunto fotografado ou realmente iluminar uma cena. 

Plus: Para evitar o uso do flash, abuse da luz natural de janelas pela manhã. ;)

3 Posicione seu assunto

Essa é a dica de ouro desta lista!

Como falamos no tópico anterior, muitas vezes você deve utilizar a luz disponível no ambiente. No entanto, seu assunto pode não estar posicionado no melhor lugar para aproveitar a luz disponível (uma pessoa de costas para a janela por exemplo). 

Por isso, fique atento à luz que chega até você, de onde vem, e como ela reflete no seu assunto fotografado. E se você não conseguir mover o assunto, mova-se e encontre um melhor ângulo. É importante estar atento à tela de visualização da foto. Nela você terá uma boa ideia de como a foto vai ficar naquela posição.

4 Utilize as compensações

A luz é a matéria-prima para a fotografia.

Algumas celulares podem lê-la incorretamente e exagerar ou limitar a quantidade de luz. Para isso existe a opção de "compensação de luz". Ela serve para você dizer ao seu celular se quer a foto mais clara ou mais escura.

Não há segredo para usar essa opção. Basta visualizar na tela o preview da sua foto.
Se seu assunto estiver muito claro ou muito escuro, clique e segure a tela do smartphone, fazendo um leve movimento do dedo para cima ou para baixo, até obter "a iluminação" desejada.

5 Use o botão do volume

Muita gente não sabe, mas a maioria das marcas têm a opção de fotografar sem tocar na tela.

Para isso você pode usar os botões laterais de volume do smartphone.
É uma opção que permite mais segurança no manuseio do celular. Deixando sua pegada mais firme e evitando tremores. Também proporciona mais velocidade e agilidade, para você não perder aquele momento decisivo.


Agora é só pegar o celular e mandar ver nas fotos! 

POSTS RELACIONADOS