A Omicron Escola de Fotografia se reserva ao direito de cancelamento do curso se este não atingir o número mínimo de matriculados (é necessário ter no mínimo 65% das vagas preenchidas para abertura da turma).
Foto da capa: Vivian Maier.
Perguntas frequentes:
- "As aulas serão com o Professor Osvaldo?"
Sim, a turma sobre Vivian Maier será com o Professor Osvaldo Santos Lima, fotógrafo documental, Mestre em Fotografia e Linguagens, e diretor-fundador da Omicron Escola de Fotografia.
Obs: Caso tenha uma turma de seu interesse com o Prof. Osvaldo, aproveite! Não podemos garantir que todas as turmas deste curso serão com este professor.
- "Quantas vagas por turma deste curso?"
Cada turma possui o número limitado de 08 vagas.
- "Qual a carga horária do curso Fotografe com os grandes Mestres?"
É de 12 horas-aulas. O curso segue o padrão de ensino brasileiro, tendo cada hora-aula a duração de 50min.
- "Onde serão as aulas?"
As aulas ocorrerão tanto em nossa sede dentro do Artis Coworking, em Curitiba-PR, quanto pelos arredores da capital paranaense.
- "Precisa ter experiência ou ser fotógrafo profissional para fazer o curso?"
Não, precisa. O curso é aberto tanto para quem já fotografa quanto para quem não tem experiência alguma na área. O importante é gostar de fotografar e de usar fotografia como linguagem.
- "Precisa ter câmera para fazer o curso?"
Não precisa. Este curso pode ser feito com qualquer tipo de equipamento fotográfico (câmera ou celular smartphone).
O tema deste primeiro curso é o grande fotógrafo documentarista Henri Cartier-Bresson. Fotógrafo francês considerado, por muitos críticos, o maior ícone da fotografia documental do século XX. Serão 3 aulas totalizando 12 horas aula. Primeira aula: Estudo de linguagem Traços de realização Contexto histórico e tecnológico Análise de produção cristalizada em algum suporte. (livro, exposição, filme etc.) Encaminhamento ao desafio prático. Segunda aula: O desafio prático Totalmente prática com câmera em punho, pode até ser celular, buscando colocar em prática a estrutura de linguagem do Mestre Henri Cartier-Bresson. Ir além de uma imitação para buscar no repertório do Mestre elementos que signifiquem para a linguagem em desenvolvimento do aluno. Para tanto o Professor Osvaldo Santos Lima desenvolveu exercícios criativos especialmente elaborados para o tema da aula: Henri Cartier-Bresson. Todo o exercício consiste em dois aspectos: Restrição e abordagem (temas que serão apresentados em aula). Terceira aula: Visualização e apontamentos. A aula de visualização o professor verá a totalidade das imagens produzidas e, em conjunto com a turma, tecerá as observações críticas necessárias para o desenvolvimento da linguagem fotográfica. Tais apontamentos levarão em consideração três critérios: 1. Capacidade de se circunscrever ao tema. 2. Abordagem fotográfica. 3. Contemporaneidade
● Bresson - Dentro da cabeça do grande Mestre. - 12hO tema deste primeiro curso é o grande fotógrafo documentarista Henri Cartier-Bresson. Fotógrafo francês considerado, por muitos críticos, o maior ícone da fotografia documental do século XX.
Serão 3 aulas totalizando 12 horas aula.
Primeira aula:
Estudo de linguagem
Traços de realização
Contexto histórico e tecnológico
Análise de produção cristalizada em algum suporte. (livro, exposição, filme etc.)
Encaminhamento ao desafio prático.
Segunda aula:
O desafio prático
Totalmente prática com câmera em punho, pode até ser celular, buscando colocar em prática a estrutura de linguagem do Mestre Henri Cartier-Bresson. Ir além de uma imitação para buscar no repertório do Mestre elementos que signifiquem para a linguagem em desenvolvimento do aluno.
Para tanto o Professor Osvaldo Santos Lima desenvolveu exercícios criativos especialmente elaborados para o tema da aula: Henri Cartier-Bresson.
Todo o exercício consiste em dois aspectos: Restrição e abordagem (temas que serão apresentados em aula).
Terceira aula:
Visualização e apontamentos.
A aula de visualização o professor verá a totalidade das imagens produzidas e, em conjunto com a turma, tecerá as observações críticas necessárias para o desenvolvimento da linguagem fotográfica.
Tais apontamentos levarão em consideração três critérios:
1. Capacidade de se circunscrever ao tema.
2. Abordagem fotográfica.
3. Contemporaneidade
O tema deste curso é a grande fotógrafa de rua, Viivan Maier. Fotógrafa considerada, por muitos amantes da fotografia documental, como a melhor fotógrafa de rua do Século XX.
Serão 3 aulas totalizando 12 horas aula.
Primeira aula:
Estudo de linguagem
Traços de realização
Contexto histórico e tecnológico
Análise de produção cristalizada em algum suporte. (livro, exposição, filme etc.)
Encaminhamento ao desafio prático.
Segunda aula:
O desafio prático
Totalmente prática com câmera em punho, pode até ser celular, buscando colocar em prática a estrutura de linguagem de Vivian Maier. Ir além de uma imitação para buscar no repertório da Mestre elementos que signifiquem para a linguagem em desenvolvimento do aluno.
Para tanto o Professor Osvaldo Santos Lima desenvolveu exercícios criativos especialmente elaborados para o tema da aula: Viivan Maier.
Todo o exercício consiste em dois aspectos: Restrição e abordagem (temas que serão apresentados em aula).
Terceira aula:
Visualização e apontamentos.
A aula de visualização o professor verá a totalidade das imagens produzidas e, em conjunto com a turma, tecerá as observações críticas necessárias para o desenvolvimento da linguagem fotográfica.
Tais apontamentos levarão em consideração três critérios:
1. Capacidade de se circunscrever ao tema.
2. Abordagem fotográfica.
3. Contemporaneidade
Para garantir a vaga na próxima turma, preencha seus dados abaixo que a nossa equipe irá entrar em contato com você!