Nem só de técnica vive o homem

12 de julho de 2022

"Saio por aí criando ficções em um mundo que padece de beleza"

Nunca encare a fotografia apenas pelo viés técnico. Por mais que seja importante operar a câmera não é ela que fará diferença no resultado final.

Fotografar, diria Bresson, é alinhar coração e geometria. Mas não leia aqui um coração apenas apaixonado mas aquele que sabe de coração, que estuda com o coração e que busca a essência no que faz.

Temos a tendência a acreditar em dom. Que existem os escolhidos por um Deus que aponta o seu divino dedo e diz: é você. Cruel este pensamento que divide a humanidade em dois grupos: os escolhidos e os preteridos. Não é assim que funciona. Em meus mais de 30 anos como professor vi em meus alunos muito o que se assemelha a ideia de "dom" e, garanto, que ele é pouco durativo como uma paixão. Queima rápido.

O que notei é que aqueles que se entregam de coração, mesmo com suas inerentes dificuldades, tendem a ir mais longe. Como se a dificuldade fosse um combustível necessário para a caminhada. 

Assim, desconfio que o dom tenha sido um conceito criado para justificar a ausência de vontade ou a prematura desistência de quem faz apenas por fazer. A fotografia, como todas as linguagens poéticas, exige trabalho e dedicação. Se você acha que não tem dom fique tranquilo pois estará acompanhado de diversos gênios da fotografia que venceram o seu medo inicial e se dedicaram, com amor, a construírem belas carreiras.

Um dia, quem sabe, poderemos conversar sobre em uma das minhas aulas aqui na Omicron Escola de Fotografia.

Ah, e se quiser saber mais sobre os nossos cursos: https://omicronfotografia.com.br/cursos Acho que você vai gostar!

Saudações fotográficas,

POSTS RELACIONADOS