Para refletir: O que faz uma foto ser boa? | Blog da Omicron

10 de fevereiro de 2020

O seu mundo tem a dimensão da soma dos livros que você já leu, das músicas que ouviu e das fotografias que te emocionaram.
 
Muitos alunos, na ânsia de encontrar uma fórmula mágica, me perguntam: “O que é uma boa fotografia?”. O que eles ainda não percebem é o quão triste seria o mundo se todas as perguntas encontrassem respostas definitivas.

A linguagem fotográfica é um código que somente se acessa ao vibrar na mesma emoção que o autor. 


Barthes chamaria de Punctum e eu apenas denomino de “abdução emocional”. A boa fotografia traga o espectador para seu interior. Nela, tudo parece tão mágico quanto real, e nada paradoxalmente está imóvel. Sua energia resulta de um único momento que, ao ser aprisionado, parece sempre querer voltar ao nexo temporal. Habita, portanto, em cada imagem uma dor fantasma que aponta para o mundo.

Nenhuma grande imagem invoca somente nosso prazer estético. 

 
Seu valor está nesse turbilhão emocional causado pela violência do ato fotográfico: O corte, a dor latente, o mundo segmentado, o tempo imobilizado, a magia técnica que permitiu ao homem criar imagens tão semelhantes a si que, não à toa, pensou ser Deus.

O que faz ser uma fotografia uma boa imagem? 


Simples: o olhar de quem a vê. 
 
Isso mesmo! Uma fotografia só é boa porque a paixão do fotógrafo encontrou a sua paixão por meio da foto. Sem seu olhar nenhuma foto é boa ou ruim. 

Teu olhar, tanto quanto o do fotógrafo, é que anima o verdadeiro sentido da imagem. É como se você fosse um co-autor do trabalho. 
 
Assim, toda grande imagem que você já viu deveria te orgulhar, pois ela é um pouco sua e de todos os olhares que se emocionaram com ela.


Saudações fotográficas, 
Osvaldo Santos Lima
Diretor e Professor da Omicron Escola de Fotografia

POSTS RELACIONADOS