Muito provavelmente, as suas mais preciosas memórias da infância foram documentadas (isso mesmo, documentadas!) pela fotógrafa mais especial da sua vida: a sua mãe.
E também muito provavelmente enquanto ela fotografava, ela dizia a frase: “Cadê o sorrisão pra foto? Isso, meu amor”. Ou então: “Tira isso do rosto, moleque/menina”. Haha
❤️ Um rápido parêntese: leia-se “mãe” como a sua mami poderosa, a mãe postiça, a vó, a tia, a boadrasta, o “pãe”, a madrinha… Ou seja, aquela pessoa especial que você carrega do lado esquerdo do peito.
E você pode não se lembrar, mas a sua “fotógrafa documental particular” estava lá com uma câmera de filme, uma simples câmera digital ou um celular com câmera de poucos pixels (sim, um dia smartphones eram um sonho distante), sempre por perto para registrar suas pequenas-grandes conquistas ao começar a desbravar o que chamamos de vida:
- A soneca no colo do vovô;
- Quando seus dentinhos de leite caíram e você ficou banguela;
- Suas travessuras pela casa;
- A apresentação escolar;
- O Natal em família;
- A festinha de aniversário;
- Aquela foto com-pro-me-te-do-ra que ela AMA mostrar para os seus amigos;
- A sua formatura;
- E por ai vai…
Essas memórias construídas e preservadas pelas mamães trazem três importantes aprendizados sobre a fotografia. Confira todos eles abaixo.
Aprendizados sobre a fotografia passados por nossas mães:
? Aprendizado 01: A fotografia é uma cápsula do tempo
As diferentes fases das nossas vidas passam rápido e capturá-las em uma imagem ou vídeo pode nos aquecer o coração e matar a saudade de algum momento especial.
? Aprendizado 02: Fotografe sempre que puder a sua família
Já falamos disso
neste post, mas vale sempre o lembrete: fotografe o almoço em família, o passeio no parque, a brincadeira com os avós etc. etc. etc. O seu "eu do futuro" vai agradecer você ter feito tais registros.
? Aprendizado 03: Existe um fotógrafo ou fotógrafa dentro de cada um de nós
Se você ama fotografar, não se intimide com as frases “não tenho câmera boa”, “queria aprender a fotografar, mas acho que não é pra mim”, “não sou profissional, não vou fotografar” etc. etc. etc.
P.S. 01: A todas as mães e "pães" das nossas vidas, um Feliz Dia das Mães!