Lições fotográficas aprendidas com as nossas mães

30 de abril de 2022

Muito provavelmente, as suas mais preciosas memórias da infância foram documentadas (isso mesmo, documentadas!) pela fotógrafa mais especial da sua vida: a sua mãe

E também muito provavelmente enquanto ela fotografava, ela dizia a frase:  “Cadê o sorrisão pra foto? Isso, meu amor”. Ou então: “Tira isso do rosto, moleque/menina”. Haha

❤️ Um rápido  parêntese: leia-se “mãe” como a sua mami poderosa, a mãe postiça, a vó, a tia, a boadrasta, o “pãe”, a madrinha… Ou seja, aquela pessoa especial que você carrega do lado esquerdo do peito. 

E você pode não se lembrar, mas a sua “fotógrafa documental particular” estava lá com uma câmera de filme, uma simples câmera digital ou um celular com câmera de poucos pixels (sim, um dia smartphones eram um sonho distante), sempre por perto para registrar suas pequenas-grandes conquistas ao começar a desbravar o que chamamos de vida:

- A soneca no colo do vovô;
- Quando seus dentinhos de leite caíram e você ficou banguela; 
- Suas travessuras pela casa; 
- A apresentação escolar; 
- O Natal em família;
- A festinha de aniversário;
- Aquela foto com-pro-me-te-do-ra que ela AMA mostrar para os seus amigos; 
- A sua formatura; 
- E por ai vai… 

Essas memórias  construídas e preservadas pelas mamães trazem três importantes aprendizados sobre a fotografia. Confira todos eles abaixo.

Aprendizados sobre a fotografia passados por nossas mães: 



📸 Aprendizado 01: A fotografia é uma cápsula do tempo 

As diferentes fases das nossas vidas passam rápido e capturá-las em uma imagem ou vídeo pode nos aquecer o coração e matar a saudade de algum momento especial. 


📸 Aprendizado 02: Fotografe sempre que puder a sua família

Já falamos disso neste post, mas vale sempre o lembrete: fotografe o almoço em família, o passeio no parque, a brincadeira com os avós etc. etc. etc. O seu "eu do futuro" vai agradecer você ter feito tais registros. 


📸 Aprendizado 03: Existe um fotógrafo ou fotógrafa dentro de cada um de nós

Se você ama fotografar, não se intimide com as frases “não tenho câmera  boa”, “queria aprender a fotografar, mas acho que não  é pra mim”, “não sou profissional, não vou fotografar” etc. etc. etc. 

Simplesmente fotografe, brinque, se divirta durante os cliques e faça o curso de fotografia que sempre teve vontade. Quem sabe não surge um apaixonante hobby ou até nova profissão em sua vida? 


P.S. 01: A todas as mães e "pães" das nossas vidas, um Feliz Dia das Mães

P.S. 02: Também em homenagem a estas pessoas especiais, o Curso Online De Fotografia para Iniciantes está com 50% de desconto até às 17h (horário de Brasília) do dia 09/05/2022.Parar obter o desconto, use o cupom MAE50 antes de finalizar a compra. Clique AQUI para comprar o curso online.  🎁 


POSTS RELACIONADOS