Como começar na fotografia? | Blog da Omicron

27 de fevereiro de 2021

“Como começar na fotografia?”

Ouvimos muito esta dúvida de pessoas que querem estudar fotografia ou que querem trabalhar com fotografia.

Por isso, resolvemos unir aqui dicas preciosas que juntamos ao longo destas três décadas para que os “cliques” verdadeiramente se tornem parte real de suas vidas. Bora lá!  


(rápido parênteses...)


Verdade seja dita: não é preciso fazer uma faculdade para se tornar um fotógrafo profissional. MAS com ou sem ensino superior, para se profissionalizar na fotografia é necessário muito estudo e muita dedicação. 

E falamos de estudo e dedicação sem exageros, pois para encontrar seu “lugar ao Sol” neste competitivo mercado é preciso ter domínio técnico, não fechar os olhos para novas tecnologias, estar atento às tendências, identificar oportunidades mercadológicas e construir um olhar diferenciado. 

Parece muita coisa? Você verá que não é. Por isso, não se desespere. Estes diferenciais são construídos aos poucos. Tenha a certeza de que nenhum(a) fotógrafo(a) que você admira chegou aonde ele(a) está da noite para o dia.
 
Então, mais razão, menos emoção e muita mão na massa!

Siga os passos abaixo, crie metas possíveis e se dedique aos estudos. Temos certeza de que conquistar sua independência através da fotografia valerá muito a pena. 


Agora sim, como começar na fotografia:


01:  DESENVOLVA SEU DOMÍNIO TÉCNICO FOTOGRÁFICO. 

Dica sem rodeios: se puder, invista em um curso de fotografia.

Por mais que hoje existam milhares de conteúdos, vídeos e artigos de graça na internet sobre o que fotografar ou como fotografar, nenhum deles substitui um curso. E sabe por quê? 

Porque só um curso de fotografia propicia: 


1) Conteúdo programático que segue uma linha lógica para seu aprendizado. 
Você não ficará perdido ou com “lacunas” entre um assunto ou outro. 

2) Oportunidade de ter contato com quem está no mercado e vive diariamente as alegrias e dores da profissão, uma vez que os cursos são ministrados por professores-fotógrafos e que trazem seus conhecimentos e experiências fotográficas.

3) Objetividade. Ao invés de perder meses e, talvez, até anos para aprender algo de maneira autodidata pela internet, um curso traz este “saber” em poucas horas. Em outras palavras, é um encurtador de tempo para seu aprendizado e, consequentemente, para sua inserção no mercado. 

4) E por falar em mercado, cursos propiciam contato com o que há de novo na fotografia profissional, sendo excelentes opções para quem está começando ou para quem já fotografa e busca “se reciclar”.




Dica do Bartô, o estagiário da Omicron: Aqui na Omicron, você encontra os cursos profissionalizantes Anual e Semipresencial, que abordam desde a base técnica até áreas da fotografia profissional para você voar! 


02: INVISTA EM UMA CÂMERA DE ENTRADA.

As “câmeras de entrada” - também conhecidas como câmeras APS-C ou câmeras de meio quadro - são perfeitas para quem está começando. 

Elas são mais acessíveis ao bolso do fotógrafo iniciante e por virem no formato “kit” (corpo da câmera + lente zoom 18-55mm) são versáteis para trabalhos como fotografia de ensaios, eventos etc. 

Equipamentos “top de linha”, como Full Frames, além de mais caros, só farão diferença SE você souber usá-los. Por isso, ANTES de comprar qualquer equipamento caro ou “do momento” por impulso ou sem conhecimento, aprenda a extrair o melhor de uma câmera fotográfica de entrada. 





03: PRATIQUE! 


Teoria sem prática = Nada. 

Você já investiu em uma câmera e em um curso, e não está praticando? Mude isso ainda hoje. Quanta mais prática você tiver:

* Mais segurança você passará ao cliente antes, durante e após a sessão; 
* Mais desenvolverá seu estilo pessoal; 
* E mais saberá o que fazer diante de desafios ou situações inesperadas. 




Dica do Bartô, o estagiário da Omicron: Para praticar, crie uma rotina fotográfica. A rotina ajudará a ter foco naqueles dias preguiçosos. 


04: COMECE FOTOGRAFANDO O QUE VOCÊ AMA. 


Existem tantas áreas na fotografia profissional que não será surpresa se você entrar pensando em uma e sair encantado por outra. Sendo assim, comece pelo que você gosta e está ao seu alcance. E em paralelo, vá desenvolvendo seu domínio técnico e identificando o que você gosta e o que você definitivamente não tem afinidade. 

Gosta de paisagens? Ótimo! Pratique fotografando a natureza! 

Se dá bem com pequeninos? Excelente! Fotografe os filhos dos amigos e os sobrinhos. 

E se lá na frente você ver que a fotografia de natureza e ensaios infantis são apenas hobby e sua real paixão é trabalhar com fotografia automotiva em estúdio, maravilha. Corra atrás desta paixão. 




Dica do Bartô, o estagiário da Omicron: Além de ganhar experiência, fotografar o que você gosta no início permitirá criar seu primeiro portfólio. Clientes só irão contratá-lo(a) se você mostrar como é o resultado final de seu serviço. 


05: APRENDA A TIRAR O MELHOR DOS PROGRAMAS DE EDIÇÃO. 


Sim, futuro(a) fotógrafo(a). Você precisa saber mexer em programas de pós-produção fotográfica (edição e organização de fotografias) pelos seguintes motivos:

* A edição serve para deixar suas fotos ainda mais bonitas;
* A edição permite dar sua identidade estética às imagens; 
* E um detalhe muito importante que muitos fotógrafos iniciantes não sabem: os programas de edição catalogam e organizam seus arquivos fotográficos por data, palavra-chave, localização e assim por diante. Assim, você não se perde diante de mil arquivos digitais.




Dica do Bartô, o estagiário da Omicron: Três programas para ficar de olho e editar suas imagens: Adobe Photoshop, Adobe Lightroom e Affinity Photo.  


06: ENCONTRE SEU NICHO. 


A essa altura, você já possui alguma noção de áreas fotográficas em que deseja trabalhar. Sendo assim, este é o momento de se perguntar “O que estou fazendo para chegar cada vez mais perto do meu objetivo?!

Siga fotógrafos que você admira da área, converse com estes profissionais, peça oportunidades de trabalho para atuar como assistente e ganhar prática, construa um portfólio e divulgue seus serviços para que seus clientes possam encontrá-lo. 


07: VEJA NOSSA SÉRIE NO YOUTUBE.


E nossa dica final é uma série muito especial que começou no nosso Canal do YouTube chamada de “Primeiros Passos na Fotografia Profissional” (clique AQUI para assistir)

Nela, trazemos vídeos curtos, rápidos e objetivos para você que quer trabalhar com fotografia. Algumas dicas são diferentes das que você encontra neste post. Ou seja, os dois conteúdos se complementam. Corra lá para conferir. 





Esperamos que as dicas sirvam como seu norte fotográfico.

Sucesso e bom início na fotografia! 


Saudações fotográficas, 
Equipe Omicron 

POSTS RELACIONADOS