A fotografia nos clipes de Pharrell Williams | Blog da Omicron

28 de dezembro de 2019

Não bastasse ter no currículo inúmeros prêmios por suas canções, produções musicais e por seu estilo, Pharrell Williams também têm um apurado senso estético para a fotografia. 

E nós não nos referimos ao ato de fotografar em si, mas sim à habilidade do cantor, junto a outros mega profissionais da área, em trazer: luz, enquadramentos, composições e referências fotográficas em seus clipes. 

Separamos 3 vídeos sensacionais para você conferir. Então, já sabe: aumente o som e prepare-se para ver o trabalho desse artista com outros olhos. 


A FOTOGRAFIA NOS VIDEOCLIPES DO PHARRELL: 


FREEDOM 




Lançado em 2015, Freedom continua sendo um vídeo sen-sa-ci-o-nal. 

A combinação “letra + melodia + visual” se torna um prato cheio para quem conhece trabalhos de grandes fotógrafos. Sabe por quê? 

Porque seu diretor, Paul Hunter, em entrevista à Fast Company admitiu que ama trabalhar a partir de referências fotográficas e foi isso que ele fez neste trabalho com o diretor de fotografia Matthew J. Lloyd.  


FOTOGRAFIA PRESENTE EM FREEDOM: 


- Serra Pelada, de Sebastião Salgado 
Logo nas primeiras cenas, vemos uma referência direta à foto histórica de Sebastião Salgado, sobre o maior garimpo em céu aberto: a Serra Pelada. 


Serra Pelada, de Sebastião Salgado (1986). 


Referência à fotografia de Salgado. Imagem do clipe “Freedom” (2015).

- A Menina Afegã, de Steve McCurry
Quem aí também identificou a referência à imagem “A Menina Afegã” (The Afghan Girl), de McCurry, neste trabalho audiovisual? 


A Menina Afegã, Steve McCurry (1985).

Dos retratos que McCurry fez da menina afegã, a imagem acima é a mais conhecida (é também a que estampou a capa da National Geographic), mas há também o registro da carismática timidez da garota em um ângulo e posicionamento do véu semelhantes ao que encontramos no vídeo. 


A Menina Afegã, Steve McCurry (1985).


Referência à fotografia de McCurry. Imagem do clipe “Freedom” (2015).

Nós também fizemos uma homenagem a este mestre e recriamos a fotografia no formato de paper toy. Clique aqui para conferi-la

- “O Rebelde Desconhecido” (Tank Man), de Jeff Widener
A premiada foto de Widener que registrou o protesto solitário de um cidadão chinês diante de vários tanques de guerra, em Pequim no ano de 1989, ganhou uma versão em Lego no vídeo.

 
“Tank Man”, de Jeff Widener (1989).


Referência à fotografia de Widener. Imagem do clipe “Freedom” (2015).

Se você ama fotojornalismo, confira a história por trás da foto aqui (vídeo em inglês).


MARILYN MONROE 




Dirigido pelo espanhol Luis Cerveró e com direção de arte de Teri Whitaker, o clipe ganha força graças a três cores: azul, vermelho e branco. 

O vídeo não faz referência direta a algum trabalho fotográfico específico, mas para quem ama produção, vale a pena conferir o site de Whitaker com fotos de como alguns cenários foram produzidos.

COMPOSIÇÕES E CORES EM MARILYN MONROE:



Imagem do clipe “Marilyn Monroe” (2014).


Imagem do clipe “Marilyn Monroe” (2014).


Imagem do clipe “Marilyn Monroe” (2014).

Imagem do clipe “Marilyn Monroe” (2014).


HAPPY




Não poderia faltar nesta lista o videoclipe mais famoso de Pharrell: Happy, de 2013. O vídeo - já considerado um marco na cultura pop digital - inovou ao ser o primeiro clipe com 24h de duração. O site 24hofhappy.com já não está mais no ar, mas já deixa saudade. Nele, o usuário interagia ao escolher qual horário do dia ele veria no clipe mais longo de todos os tempos. 

O foco da produção foi o espírito contagiante da canção que faz as pessoas dançarem, mas repetidas vezes temos enquadramentos que mantêm com o indivíduo no centro da tela, como vemos em alguns retratos fotodocumentais.  


ENQUADRAMENTOS EM HAPPY:  


Imagem do clipe “Happy” (2013).


Imagem do clipe “Happy” (2013).


A canção foi trilha sonora da animação Meu Malvado Favorito 2 (Despicable Me 2) e, por isso, os Minions não podiam ficar de fora. Imagem do clipe “Happy” (2013). 


A cantora Kelly Osbourne, assim como outros famosos, aparece no clipe. Imagem do clipe “Happy” (2013).

----

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de vídeos. 

Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS