Menina Afegã, da série "Paper Toy Omicron" | Blog da Omicron

19 de julho de 2019

Amei fazer esta foto, parte de uma série de postais para a Omicron Escola de Fotografia, em homenagem a grandes fotógrafos e algumas de suas fotografias mais emblemáticas.

A fotografia da "Menina Afegã", foi tirada por Steve McCurry em Dezembro de 1984 na fronteira  entre Paquistão e Afeganistão, durante uma guerra que arrasava a região. A imagem icônica foi tomada em um campo de refugiados em uma sala de aula improvisada numa grande tenda.



A jovem Shabart Gula aparece envergonhada, cobrindo o seu belo rosto, na primeira fotografia tirada por McCurry. Mas sua professora a convenceu a descobrir a face e a posar para a foto lhe dizendo que sua imagem seria vista no mundo inteiro e que isso ajudaria as pessoas a entenderem o horror da guerra e o drama das famílias refugiadas.



Sim, o paper toy é real e feito de papel e tecido! Tanto o paper toy Shabart Gula quanto o seu famoso retrato foram recriados no nosso estúdio de fotografia. 


Reproduzir, carinhosamente, esta imagem por meio de um Paper Toy teve o intuito primeiro de homenagear McCurry mas serviu para aproximar nossos alunos da obra do fotógrafo e da importância da narrativa documental para a história da linguagem fotográfica.

Espero que tenham curtido a foto tanto quanto eu curti fazê-la.

Outro dia, volto aqui para falar de Henri Cartier-Bresson e uma de suas imagens mais famosas, também reproduzidas por mim em paper toy. Para ver mais fotos deste projeto, clique aqui

Saudações fotográficas,

Osvaldo Santos Lima
Fotógrafo Documentarista
Diretor da Omicron Escola de Fotografia
Mestre em Comunicação e Linguagens

POSTS RELACIONADOS