Retomada de eventos gera grande oportunidade para fotógrafos! | Blog da Omicron

15 de novembro de 2021

Há muito tempo tenho alertado que a pandemia abriria uma janela rara de oportunidade para quem desejasse se profissionalizar e viver da fotografia (ouça o podcast sobre este assunto AQUI). E isso se baseava em três premissas:

1. Mudanças no mercado


O mercado iria diminuir devido ao abandono da profissão.

Infelizmente, muitos fotógrafos nunca se preocuparam em encarar a gestão da carreira de fotógrafo(a) profissional como a gestão de uma empresa (confira o vídeo sobre empreender AQUI) não tendo, por exemplo, nem ao menos uma reserva de emergência montada e destinada exclusivamente ao seu negócio (falamos sobre isso AQUI) para eventualidades e imprevistos. 

E os profissionais que se mantiveram no mercado dificilmente conseguiriam atender à demanda de serviços que viria com a vacinação, fato que relatamos logo abaixo.

2. Demanda reprimida


A pandemia iria adiar comemorações em todas as áreas: festas familiares, casamentos, eventos empresariais, formaturas etc.

E este "adiamento geral" não só represaria e elevaria a demanda por confraternizações, como também faria com que as datas para eventos e a contratação de profissionais requisitados de diferentes áreas (fotógrafos, músicos, buffet, locação de espaços etc.) fossem "disputadas a tapa" assim que os eventos fossem permitidos e as pessoas estivessem vacinadas. 


3. Oportunidades


Menos fotógrafos profissionais disponíveis + Represamento dos eventos = Oportunidade para fotógrafos que buscam novas áreas de atuação + Oportunidade para novos fotógrafos.


O pensamento é simples.


A demanda para eventos será crescente nos próximos 3 anos. Pois, 2022 não terá datas o suficiente para todas as comemorações. Ou seja, a "tempestade perfeita" se anuncia no horizonte.


"Quem irá aproveitar este momento? Quem terá ganhos expressivos?"


A resposta também é simples: Irão aproveitar o momento, os poucos que se prepararam adequadamente em bons cursos profissionalizantes de fotografia. E isso inclui fotógrafos iniciantes e fotógrafos profissionais experientes que estão "antenados" em novas oportunidades de atuação para seus negócios. 

Como nossa equipe já citou AQUI no blog, a frase da Oprah Winfrey, apresentadora norte-americana, sintetiza bem isso: "Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem"


"Certo... Mas como se preparar?"


Tenho algumas dicas para você:

💡 Dê o primeiro passo! Saiba como começar na fotografia com o post abaixo: 
https://omicronfotografia.com.br/blog/post/como-comecar-na-fotografia 

💡 Ouça o episódio do nosso podcast "Fotografia Pensante", em que comento este momento especial: 
https://podcasts.apple.com/br/podcast/fotografia-pensante/id1381742635?i=1000528279103

💡 Veja como a imprensa já noticia sobre esta janela de oportunidade:
https://6minutos.uol.com.br/negocios/as-festas-de-casamento-voltaram-retomada-ja-causa-disputa-de-datas-em-buffets/

💡 Quer estar preparado para iniciar a sua carreira como fotógrafo profissional? Faça o nosso Curso Anual de Fotografia Profissional - Turma 2022 (⚠ quem garantir a vaga até 30/11/2021 tem vantagens): 
https://omicronfotografia.com.br/curso/curso-anual-profissionalizante


Nos vemos no mercado fotográfico, futuros fotógrafos e futuras fotógrafas! 


Saudações fotográficas, 
Osvaldo Santos Lima
Fotógrafo Profissional e Diretor da Omicron 



Fotografia: Andrea Mininni. 


POSTS RELACIONADOS