3 tendências para a fotografia profissional em 2022 e 2023

2 de fevereiro de 2022


Atenção, fotógrafo(a) empreendedor(a): para tudo o que está fazendo e leia este artigo agora! 

Independente de você já atuar como fotógrafo(a) profissional ou não, para que seu negócio fotográfico permaneça lucrativo é necessário estar atento às tendências que vão surgindo no mercado da fotografia profissional. 

Para te ajudar, nós listamos 3 fortes tendências para a fotografia profissional para os próximos dois anos. Confira tudo com atenção e prepare o seu negócio para poder surfar na crista dessas três ondas! 


3 tendências para a fotografia profissional em 2022: 



Tendência 01: O “boom” dos eventos 


Se tem algo que a pandemia trouxe - além da nossa xará indesejável, clique aqui para saber nosso posicionamento diante da nova variante - foi a sede por “calor humano”

Para a segurança de todos, os mais variados tipos de comemorações foram cancelados ou adiados. E mesmo cientes de que era e é por um bem maior, muitas vezes nos vimos carentes das das comemorações com as pessoas queridas, dos abraços, do ato de celebrar e de estar rodeado de gente. 

Mas graças à vacinação crescente no Brasil, este cenário tem começado a se reverter.

Casamentos, aniversários, formaturas e celebrações têm sido remarcados. Salões de festa, buffets, cabeleireiros, igrejas e, claro, fotógrafos das áreas de eventos, estão lotando suas agendas de trabalhos para 2022 e 2023. 

💡🤯 E aí que mora a oportunidade de mercado: haverão mais eventos que fotógrafos disponíveis nos próximos dois anos. Quem se profissionalizar e se especializar agora na fotografia social (fotografia de eventos) aproveitará este boom.

Falamos com mais detalhes desta tendência no episódio 35 do podcast Fotografia Pensante (clique aqui para ouvir) e aqui no blog (clique aqui para conferir).


Tendência 02: Espaços compartilhados e locação de equipamentos 


Esqueça
a velha ideia de que “para ser um fotógrafo ou fotógrafa profissional, você precisa ter um estúdio mega equipado”. 

Não, você não precisa ter tudo isso para atuar profissionalmente. 

A verdade é que isso tudo só será necessário se você trabalhar em nichos extremamente específicos da fotografia e com alta demanda para uso deste espaço e equipamentos, como os de fotografia publicitária, fotografia automobilística, entre outros. 

E sabe por quê? Porque você poderá locar quando necessário tanto o estúdio quanto o equipamento que usará apenas para poucos e específicos trabalhos.

Espaços compartilhados, como coworkings e estúdios para locação, seguem este princípio e têm como objetivo:


🔁 Otimizar recursos
Dar mais vida útil a espaços e objetos, compartilhando-os. Utilizar recursos financeiros de maneira mais inteligente, dividindo custos e alugando conforme a necessidade. 

Alugar equipamentos e espaços compartilhados segue a máxima que você talvez já tenha ouvido quando o assunto é economia circular e compartilhada "Você precisa de um buraco na parede e não comprar uma furadeira nova".


🔁 E de diminuir os impactos sobre a natureza. 
Você já pensou no impacto que equipamentos pouco usados e deteriorados por falta de uso geram sobre a natureza? 

👀 Quer saber mais sobre economia compartilhada e economia circular e como elas têm tudo a ver com a fotografia? Acompanhe nosso blog que em breve traremos mais conteúdos sobre estes temas. ;) 

👀 Quem nos acompanha nas redes sociais, sabe que nosso espaço está se transformando para em breve ser - além da escola de fotografia de excelência - um coworking mega especial! Nos acompanhe no Insta para conferir nossa jornada de mudanças. 


Tendência 03: Conteúdos para  redes sociais dos clientes 


Que tal incluir no seu pacote de serviços fotográficos algumas fotos e/ou vídeos especialmente editados para as redes sociais do seu cliente? 

Ao receberem as fotos finais tratadas, bonitas e em alta resolução, alguns clientes não sabem lidar com arquivos grandes e acabam compactando-os  de maneira equivocada. :/ As imagens podem até perder a qualidade, ficarem pixeladas ou com cortes estranhos. 

Ao facilitar o caminho para o seu cliente, você:


01) Mantém a qualidade do seu trabalho e cria um bom cenário para divulgarem a qualidade dos seus cliques; 

02) Deixa seu cliente satisfeito por ele poder compartilhar com seus seguidores e familiares as imagens que ele investiu e que registram algo importante para ele. 


Esperamos que estas tendências impulsionem sua carreira fotográfica. 

Até a próxima! 


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