3 filmes para quem ama fotografia de retratos | Blog da Omicron

22 de abril de 2020

Você já se perguntou “por que as fotografias de retrato chamam tanto nossa atenção”?  

Há muitas explicações - incluindo as que trazem fundamentos científicos nas áreas da psicologia e linguagem - mas hoje, vamos ser simplistas em afirmar que, como ímãs, nós somos atraídos a nos perder em olhares, marcas de expressão e detalhes de outro ser humano eternizado em uma imagem

E essa análise de detalhes pode ser tão irresistível que, quando menos esperamos, já estamos criando e recriando histórias e até se perguntando “o que será que aconteceu com essa pessoa?” ou “o que ela estava pensando na hora do clique?”. 

Quando um retrato tem o poder de nos atrair e nos fazer parar para analisá-lo, podemos dizer que de alguma maneira, ele nos impactou. Logo abaixo, você verá três deliciosos filmes no formato de documentário sobre três grandes fotógrafos que sabem como criar retratos de impacto.  


“Harry Benson: Shoot First” (2016) 





Sobre Harry Benson: 

Fotógrafo escocês conhecido por conseguir capturar momentos icônicos das celebridades, trazendo espontaneidade e “intimidade” ao cliques. 


A icônica e espontânea foto dos Beatles "Pillow fight", por Harry Benson (1964). É também de Benson o clique que ilustra este post com os Beatles e Muhammad Ali.


Porque assistir ao documentário: 

Além de trazer suas imagens históricas, como as dos Beatles em uma guerra de travesseiros, o doc traz relatos de seus admiradores (amigos, profissionais da área e fotografados) de como Benson tem a capacidade de deixar a pessoa à vontade em uma sessão. 


Hillary Clinton e Bill Clinton, por Harry Benson. 


“The B-Side Elsa Dorfman's Portrait Photography” (2016) 





Sobre Elsa Dorfman: 

Fotógrafa americana conhecida por fazer, nas décadas de 1980 e 1990, retratos instantâneos em uma polaroid de grande formato. 



Elsa Dorfman em um autorretrato com sua querida câmera polaroid de grande formato. 


Porque assistir ao documentário: 

Elsa é divertida e tem um grande amor pela fotografia analógica, motivos que por si só já fazem valer ver o filme. Mas se ainda não está convencido, esta pode ser a sua chance de conferir em um único material: polaroids instantâneas de grande formato, retratos de Bob Dylan e a opinião da fotógrafa sobre “câmeras não dizerem a verdade”.


Retratos feitos por Elsa Dorfman em sua polaroid instatânea de grande formato. 


Série da Netflix “Abstract: The Art of Design”, episódio 07 “Platon: Photography” (2017)





Sobre Platon: 

Nascido na Inglaterra e criado na Grécia, esse fotógrafo se destaca mundialmente por produzir retratos marcantes que destacam o olhar e que brincam com as proporções e ângulos do ser retratado. 


Retrato de Robert de Niro, por Platon. 


Porque assistir ao episódio: 

A série “Abstract: The Art of Design”, da Netflix, aborda como o design está presente em nosso dia a dia. Em cada episódio, um profissional traz esse tema sob a ótica da sua área. Para a nossa sorte, o especialista da área fotográfica é Platon, que dá uma aula de técnica, simplicidade e importância de se ter bagagem cultural. 


Retrato de Barack Obama, por Platon. 


#DicaOmicron: A Netflix deu um presentão para quem não é assinante da plataforma: ela liberou o episódio completo sobre Platon no YouTube. O episódio tem o áudio original em inglês, mas possui legendas em português. Aproveite!



Retrato de George H. W. Bush, por Platon. 


Gostaram das dicas? 

Vendo o trabalho destes três grandes fotógrafos, uma coisa é inegável: retratos impactantes necessitam de técnica.

E não nos referimos a técnicas robustas ou complexas. Mas sim, ao conhecimento técnico de quem sabe extrair o melhor que o seu equipamento oferece para obter o resultado desejado. 

Para saber extrair o melhor daquela câmera esquecida em um fundo de uma armário, confira o nosso Curso Online de Fotografia para Iniciantes


Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS