O que um fotógrafo de casamento não pode se esquecer no grande dia | Blog da Omicron

11 de março de 2019

Todo fotógrafo de casamento sabe que tem uma importante missão no grande dia: eternizar emoções.

E como se já não bastasse o peso dessa missão, ele ainda tem de lidar com as expectativas dos noivos, dos pais dos noivos, dos padrinhos e, às vezes, até dos convidados sobre o resultado final das imagens.  

Há também outro “porém” que deixa a carreira deste profissional ainda mais emocionante: a cerimônia e a festa não se repetem. Perdeu algo importante? “Fué!” Já era. Não há como reagendar a data, refazer o frio na barriga do noivo, pedir a mesma emoção para a noiva ou reproduzir ações dos convidados.

Já dizia o tio Ben (isso mesmo, o tio do Peter Parker, a.k.a. Homem-Aranha): “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”.

A responsabilidade é tanta que a fotografia de casamento ganhou um módulo só para ela no 
curso profissionalizante “Fotografia de Família”, da Omicron. As aulas abordam o Pré Wedding, Making of dos noivos, Cerimônias, Ensaios, Registros da festa, Trash the Dress, Acompanhamento do Casal, Formatos de entrega e Contrato e questões legais. Se você quer se aprofundar nesse nicho, vale a pena entrar em contato com a nossa equipe para saber mais.  

Por mais experiente e comprometido que seja o fotógrafo, é sempre válido “se blindar” ao máximo de inconvenientes e situações indesejadas na data. Para isso, listamos abaixo o que todo fotógrafo de casamento não deve se esquecer quando o assunto é: equipamento, detalhes a serem fotografados, “fotos clássicas” e flagrantes da cerimônia. Confira!


O que o fotógrafo de casamento não pode se esquecer no grande dia: 



Equipamentos: 


Aqui não há regra. Cada profissional sabe quais são os equipamentos fotográficos que tem mais afinidade e deve ter sempre à mão no evento. Uns preferem flashes TTL, outros luzes de LED. Há ainda quem ame ter várias lentes na bolsa e outros que se apegam a tradicional 50m. E por aí vai.

Por maior que seja o número de casamentos já fotografados e por melhor que seja sua memória, não jogue toda a responsabilidade de se lembrar de tudo para sua mente. É importante:

  1. Listar tudo o que considerar importante no papel, no bloco de notas do celular ou na planilha no computador;
  2. Manter a lista sempre à mão ou em um local de fácil acesso;
  3. Sempre consultá-la, conferindo se tudo está pronto antes de sair.

Para facilitar, fizemos um “Checklist de equipamentos e materiais para fotografar um casamento ou evento” para você consultar antes de cobrir um evento. Nele há sugestões (e não regras) do que levar. 
Para baixá-lo de graça, clique aqui

Detalhes que fazem a diferença:


No grande dia, os noivos estarão correndo de um lado para o outro e dificilmente conseguirão curtir cada detalhezinho que escolheram com carinho para a cerimônia e festa. Por isso, a imagem de que este mimo esteve presente no grande dia é importante.

Na dúvida, vale a máxima: se os noivos investiram tempo, dinheiro e carinho no detalhe, ele deve ser registrado. 

Fotos clássicas: elas devem ser registradas 


Por mais inovador, intimista e artístico que seja o olhar de um profissional de fotografia, é importante que ele capte aquelas fotos clássicas e esperadas de uma festa de casamento pelos exatos mesmos motivos do tópico acima: há a expectativa dos noivos (e também dos pais, amigos, convidados etc.) em ter uma lembrança das pessoas e detalhes dessa confraternização.

Então, vamos lá! Tire foto do:
  • Convite
  • Alianças
  • Decoração
  • Ambiente da cerimônia e da festa
  • Entrada da noiva
  • Troca de alianças
  • O “sim”
  • O beijo
  • Pais dos noivos
  • Padrinhos
  • Daminhas e pajens
  • Detalhes do vestido da noiva
  • Detalhes da decoração
  • Detalhes da mesa de doces e bolo
  • Lembrancinhas 

Por fim, a “cereja do bolo” fica por conta da sensibilidade do profissional!  


Nesse momento, a sensibilidade do fotógrafo em registrar imagem que aquecem o coração é que fará a diferença.
Capte olhares, capte afeto, capte emoções, capte espontaneidade, capte as gargalhadas mais gostosas.

Atentando-se a estes detalhes, com certeza o resultado final será lindo e agradará aos noivos. :)