3 filmes para quem ama fotografia de paisagem e natureza - Parte I | Blog da Omicron

23 de julho de 2020

Temos certeza de que o sonho de muitos fotógrafos profissionais ou amadores é o de um dia poder colocar a mochila nas costas, a câmera no pescoço e sair para fotografar os cenários naturais desse mundão lindo e fascinante. 

Você se identificou?

Se sim, você provavelmente é um(a) fotógrafo(a) de paisagens e de natureza. E carrega na alma a paixão em respirar ar puro, se conectar com o verde, apreciar paisagens e a vida animal. 

Pois bem, o artigo de hoje foi feito totalmente para você! Nele, você encontra a primeira parte da nossa seleção de filmes com visuais incríveis para inspirar quem ama essas áreas da fotografia. 


3 filmes para quem ama fotografia de paisagem e natureza: 



01) “Nosso Planeta” (2019)





Sobre o filme: 


A primeira dica não é um filme, mas sim de uma minissérie documental produzida pela Netflix em parceria com a WWF e a Silverback Films. “Nosso Planeta” ("Our Planet") é composta por 8 capítulos e aborda as belezas do nosso lar, o planeta Terra, e os impactos negativos que as nossas ações destrutivas têm sobre ele. 

É um alerta urgente sobre como devemos mudar e repensar nossos hábitos para cuidar e preservar o meio ambiente. 


Porque assistir: 


“Nosso Planeta” merece ser visto, pois: 
- É uma minissérie premiada; 
- Traz imagens inéditas de animais raros; 
- Foi gravada em mais de 50 países; 
- As imagens foram captadas em Ultra HD. Ou seja, prepare-se para encontrar imagens detalhadas, enquadramentos deslumbrantes e paisagens de tirar o fôlego; 
- Tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente. Em seu site oficial (em português!), você encontra mais informações de como ajudar, como conscientizar outras pessoas, links interessantes etc.


Dica Extra: “Nosso Planeta - Um outro ângulo” (2019)






Sobre o filme: 


Sim! A primeira dica de "filmes" é dupla, pois além da minissérie documental, os produtos de “Nosso Planeta” também gravaram os bastidores de toda a sua produção e a trazem em "Nosso Planeta - Um outro ângulo" ("Our Planet - Behind the scenes").


Porque assistir: 


Documentário obrigatório para quem deseja trabalhar na área de fotografia de natureza, pois mostra todos os desafios e vitórias que esta equipe enfrentou: a necessidade de profissionais tecnicamente capacitados para captação em diferentes ambientes (florestas, neve, debaixo d’água etc.), os anos necessários para captação total da minissérie, a resiliência e respeito aos animais durante as gravações etc. 



02) “Virunga” (2014)






Sobre o filme: 


É um documentário anglo-congolense dirigido por Orlando von Einsiedel, que documenta o trabalho dos guardas do Parque Nacional de Virunga, da República Democrática do Congo. Estes profissionais arriscam suas vidas para proteger e preservar o parque, e os gorilas em extinção que ali habitam. 


Porque assistir: 


Com uma abordagem documental-fotojornalística, o longa traz paisagens belíssimas e uma importante luz para a nociva caça esportiva que pode extinguir mais uma espécie animal.


03) “Tales by Light”





Sobre o filme:


Seguindo a linha de "Nosso Planeta", esta dica também é de uma série documental e não de um único filme.

“Tales by Light”, da Netflix, já está em sua terceira temporada e reúne a visão de fotógrafos e cineastas sobre a cultura e as paisagens de diferentes regiões do globo. 


Porque assistir:


Se você ama viajar e ama conhecer culturas e paisagens distintas, a minissérie já é um prato cheio. Mas a nossa maior dica é: assista aos episódios com um olhar técnico e tente usar os pontos positivos que identificar em suas próximas viagens ou trabalhos documentais. Por exemplo:

- Observe como os profissionais abordam as pessoas, respeitando seus costumes e tradições,
- E como estes profissionais audiovisuais utilizam aparatos tecnológicos
(drones, lentes objetivas para ficar próximos aos animais, obturador com alta velocidade, caixas para filmar dentro da água etc.) para criar narrativas visuais e encher os olhos do telespectador.



Gostaram das dicas de filmes? Em breve, soltamos a segunda parte da lista. ;) 

Até lá! 

Saudações fotográficas, 
Equipe Omicron 

POSTS RELACIONADOS