Exposição "Man Ray - In Paris" no Brasil | Blog da Omicron

7 de julho de 2020

Sim, amantes da fotografia, cinema e artes... Há neste momento uma exposição do Man Ray no Brasil. Ela já passou por algumas cidades brasileiras e agora está, mais precisamente, na sala 4 do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba - PR. 

Infelizmente, a pandemia tem feito com que as 255 obras do artista recebam menos olhares brazucas do que realmente merecem (o MON está fechado para visitação devido à COVID-19). 

Felizmente, a tecnologia veio para ajudar!

O Museu do Olho (apelido carinhoso do Museu Oscar Niemeyer de Curitiba) disponibilizou o acervo da mostra no Google Arts & Culture (saiba mais sobre este aplicativo AQUI) para que possamos apreciar - mesmo que a distância - a inventividade e experimentação fotográfica de Man Ray.

Para conferir a mostra "Man Ray - In Paris" (Man Ray - Em Paris), clique AQUI.



Exposição totalmente online “Man Ray - In Paris”, no MON. Imagem: Reprodução Google Arts and Culture. 



SOBRE MAN RAY:




“Autorretrato” (1930), por Man Ray.


Man Ray é na verdade o pseudônimo de Emmanuel Radnitzky, um múltiplo artista (foi fotógrafo, pintor, escultor e cineasta), nascido em 1890, nos Estados Unidos. Filho de judeus-russos, ele sempre se interessou pelo mundo das artes. 



Obras surrealistas e dadaístas fazem parte da exposição “Man Ray - In Paris”. Imagem: Reprodução Google Arts and Culture. 


Em 1915, conheceu o artista que viraria seu grande amigo, Marcel Duchamp. Juntos deram início ao movimento artístico “Dadaísta Nova-Iorquino”. 



Obras surrealistas e dadaístas fazem parte da exposição “Man Ray - In Paris”. Imagem: Reprodução Google Arts and Culture. 


Em meados da década de 1920, mudou-se para Paris, vivendo todo fervor cultural que a capital francesa fornecia. 

Na década de 1940, voltou aos EUA para fugir da Segunda Guerra Mundial. Em seu país de origem, fotografou figuras importantes de Hollywood. 


EXPOSIÇÃO "MAN RAY - IN PARIS":


Com a curadoria de Emmanuelle de L’Ecotais, a  exposição reúne fotos, vídeos, objetos e serigrafias feitas pelo artista entre as décadas de 1920 e 1940, em Paris, França.  Período considerado o de sua “maior efervescência criativa”.


Instalação “Man Ray - In Paris” no MON. Imagem: Reprodução Google Arts and Culture. 


Segundo a curadora, a mostra se divide em duas partes: 

1ª Parte: Trata do uso da fotografia como instrumento de reprodução da realidade com muitos retratos de intelectuais e artistas da época;


Retrato da fotógrafa e modelo ”Lee Miller” (1929), por Man Ray. 


2ª Parte: Período das “rayografias”, termo criado pelo próprio fotógrafo para se referir aos seus experimentos usando métodos de revelação, sobreposição e exposição com químicos fotográficos. 



"Les Doigts d'amour de Main Ray" (Os dedos de amor de Main Ray (sic), a linha, a cor, a forma, o espaço, o ar), (1959), por Man Ray. 


KIKI DE MONTPARNASSE:


Alice Prin, mais conhecida como Kiki de Montparnasse, foi a eterna musa de Man Ray. Muitas das obras presentes na exposição contam com a presença da eterna "Rainha de Montparnasse". 


"Kiki no Balé mecânico, de Fernand Léger” (1924), por Man Ray. Modelo: Kiki de Montparnasse (Alice Prin).


Prin foi pintora, cantora, modelo e atriz. Mas antes de que qualquer "rótulo", ela é
 símbolo da liberdade feminina do Século XX. Kiki desafiava a sociedade da época ao ser uma mulher independente, forte, livre e a frente de seu tempo.  


"Le Violon d’Ingress" (1924), por Man Ray. Modelo: Kiki de Montparnasse (Alice Prin).


MAN RAY NA OMICRON: 


As fotografias deste artista podem não agradar a todos nos dias de hoje. Mas elas revolucionaram a questão estética e artística dos Século XX e até hoje são fonte de inspiração para muitos fotógrafos, cineastas, estilistas e artistas visuais. 

E é devido a esta inventividade de Man Ray que temos algumas homenagens ao fotógrafo dentro da Omicron. Confira: 


- Sala Man Ray
Aqui na Omicron, temos uma sala que homenageia o fotógrafo e leva seu nome. É neste espaço que os omicronianos desenvolvem técnicas de pós-produção com aulas sobre Lightroom e Photoshop. 




- Paper Toy Omicron 
Em 2015, recriamos fotos icônicas em versões de paper toy e depois as fotografamos. Uma das imagens homenageadas foi a “Le Violon d'Ingres”, de Man Ray. 


Paper Toy Omicron (2015) - Homenagem à Man Ray.


Esperamos que tenham gostado da dica.
Uma boa visita virtual! 

Saudações fotográficas, 
Equipe Omicron 


POSTS RELACIONADOS