A história por trás de grandes fotografias do rock and roll | OmicronFoto

13 de julho de 2023

Hoje é dia de rock, bebê! 🤘🎸


O imagético do bom e velho rock and roll é tão marcante na cultura pop ocidental que até hoje fotos icônicas de roqueiros e roqueiras são recriadas e homenageadas.

Pensando nisso e no fato de hoje, 13 de julho, ser o #DiaMundialDoRock, nada mais justo do que relembrarmos algumas fotos que fizeram história no gênero e os processos criativos dos fotógrafos por trás de seus cliques. 


Fotos icônicas do Rock And Roll e suas histórias: 



01) Beatles na Abbey Road, por Iain Stewart MacMillan 



Foto: Iain Stewart Macmillan.


A ideia de uma foto com os quatro integrantes dos Beatles atravessando a Rua Abbey Road, em Londres, e formando um perfeito "V" com as pernas foi de um de seus integrantes, Paul McCartey.

Toda a sessão para a foto dos garotos de Liverpool atravessando uma faixa de pedestres teve apenas 6 cliques (!), durou aproximadamente 15 minutos e contou com o auxílio de um policial que "segurou" o trânsito enquanto Macmillan buscava os melhores enquadramentos e composições.


02) Yoko Ono e John Lennon, por Annie Leibovitz



Foto: Annie Leibovitz.


Há exatos 40 anos, a revista Rolling Stone lançava a capa icônica com Yoko Ono e John Lennon, trazendo as últimas fotos do músico antes de ser assassinado por um fã.

A fotógrafa Annie Leibovitz que fez o ensaio, relatou que após Lennon pedir para Yoko aparecer nos cliques, pensou em ambos posando nus, mas ao fazer a proposta, apenas o cantor topou se despir no dia.

O carinho capturado pela fotógrafa é tão espontâneo nas imagens, que a foto é constantemente recriada e homenageada por casais apaixonados. 


03) Queen II, por Mick Rock 


Foto: Mick Rock.


No início dos anos 1970, a banda Queen ainda não tinha alcançado o sucesso. Mas o seu segundo álbum, Queen II, prometia ser o que traria a "grande virada". A expectativa era grande e eles queriam que a capa do disco tivesse o mesmo impacto que suas músicas prometiam. Tanto que não tiveram dúvidas, chamaram Mick Rock - fotógrafo já reconhecido na época - para criá-la.

Mick se inspirou na fotografia da atriz Marlene Dietrich no set de Shanghai Express (1932)


 
A foto de Marlene Dietrich que inspirou as fotos da banda.


Na imagem, a atriz vestida com uma roupa preta que cobria seus braços e pesçoco, recebe uma luz direcionada de cima, iluminando apenas seu rosto e mãos cruzadas sobre os ombros. Vale a pena dar um Google sobre essa inspiração até para seus estudos de iluminação, fotógrafos.


Gostou do artigo? Ele foi retirado do nosso Instagram @omicronfoto. Nos siga no Insta para receber mais conteúdos e curiosidades fotográficas. ;) 


POSTS RELACIONADOS