3 grandes fotógrafas que você precisa conhecer | Blog da Omicron

5 de novembro de 2018

A FOTOGRAFIA DE 3 GRANDES MULHERES
 


Em uma história escrita por homens, dentro de um viés machista, é necessário destacar a genialidade feminina na construção da história da fotografia. Muitas são as fotógrafas que merecem nosso apreço e estudo mas hoje eu destaco 3 importantes fotógrafas.
A fotografia não andou à margem dos movimentos em busca dos direitos das minorias. Ao contrário, ela estava presente como linguagem da escrita histórica. Era, por assim dizer, a pena com qual os fotógrafos narraram as guerras, o movimento pelos direitos humanos, a luta pelo sufrágio universal, a busca por igualdade de gêneros.

Entretanto, mesmo sendo uma forte aliada, enquanto ferramenta de conscientização, a própria história da fotografia relegou a um segundo plano o trabalho documental feminino. Antes de uma Lee Miller você conhece Cappa; antes de Nair Benedicto você escuta de Antônio Saggese; antes de Dorothea Lange você aprende a admirar seu colega na FARM: Walker Evans.
E o que dizer de Vivian Maier que se escondeu por uma vida, por trás de sua identidade de babá, para poder percorrer as ruas fotografando. Quando conheci sua obra, por meio do filme "Finding Vivian Maier", fiquei atônito pela qualidade de sua fotografia documental. Vivian é a melhor fotógrafa de rua de todos os tempos. Comparei-a a Bresson, Doisneau e a Garry Winogrand. E vi que a "Street photography" tinha em Vivian seu ápice.

A  "Mãe Migrante" de Dorothea Lange foi escolhida, pelo número de usos que o governo americano fez dela, como uma das maiores fotos do Séc. XX. Eu diria mais! Que Dorothea era o mais sensível olhar de toda a FARM. Teimosa e obstinada Dorothea não media esforços para, com sua câmera de grande formato, congelar instantes emblemáticos como a Mãe Migrante.

Nair Benedicto fundou a F4, a primeira agência de fotojornalismo do Brasil, o que a coloca como uma das fotógrafas mais influentes da história brasileira. Jornalista formada pela USP migrou para a fotografia em uma época de bem menor prestigio da área fotográfica e de mais arraigado machismo contra a figura feminina na frente de batalha pela notícia. A fotografia de Nair é falsamente simples. Sua visão é direta, sem maneirismo e, portanto, crua perante a verdade. Sua forte atuação política em torno da profissão de repórter fotográfico a fez uma das mais importantes jornalistas deste país.
Três grandes nomes da fotografia. Três mulheres inspiradoras. Quer saber mais, separei três vídeos para você. Clique abaixo!

Sobre Vivian Maier: 
https://www.youtube.com/watch?v=20uUYLxdqpM&t=2s
S
obre Nair Benedicto: https://www.youtube.com/watch?v=dQ4PEHNgs5Q&t=74s
Sobre Dorothea Lange: https://youtu.be/Wf9afNTf4zI

POSTS RELACIONADOS