Realizar um curso de fotografia é um importante primeiro passo na vida de um fotógrafo amador ou profissional, mas ele NÃO deve ser o único. Para que ele realmente se destaque no meio fotográfico são necessários estudo e dedicação contínuos sobre a arte de fotografar.
Por que estudar e continuar estudando fotografia?
* PARA MANTER-SE ATUALIZADO SOBRE NOVIDADES TECNOLÓGICAS
Equipamentos têm tempo de vida útil. Cedo ou tarde, você terá de trocá-los. Nessas horas, as escolhas mais inteligentes, econômicas e que realmente trarão o resultado final esperado na hora de fotografar são as feitas por quem tem conhecimento sobre o quê está adquirindo.
* PARA ESTAR EM CONTATO COM AS PRÁTICAS E TENDÊNCIAS DE MERCADO
Complementando o tópico acima, vamos trazer o exemplo dos drones.
Antes dos drones se popularizarem, fotos e filmagens aéreas eram extremamente caras. Graças a esse equipamento, elas são acessíveis e cada cada vez mais comuns nos pacotes oferecidos pelos fotógrafos de casamentos e eventos. Ou seja, os profissionais que estavam atentos a essa tendência, não só saíram na frente como tiveram tempo para se tornarem referência neste serviço.
* PARA CRIAR NETWORKING
Bom relacionamento profissional é fundamental na fotografia - aliás, em qualquer área.
A junção "Parcerias sólidas + Ótimo serviço (ético, comprometido, profissional e atualizado)" com certeza resultarão em oportunidades de trabalho, indicações para clientes, fornecedores de qualidade e precificação adequada para suas fotos.
#DicaOmicron: Ótimos locais para fazer networking com outros profissionais são os cursos, congressos, workshops, rodas de bate-papo, feiras, palestras e grupos nas redes sociais.
* PARA AFINAR SEU OLHAR E GOSTO ESTÉTICO
Após terminar um curso de fotografia, infelizmente, você não sairá o próximo Cartier-Bresson, Sebastião Salgado ou Annie Leibovitz.
Isso leva tempo.
“Receitas de bolo” como a regra dos terços podem trazer fotos esteticamente agradáveis e, de fato, bonitas, mas composição e enquadramento são coisas muito pessoais e complexas que vão sendo afinadas ao longo da vida. Quanto mais filmes você ver, exposições visitar e livros ler, mais referências você terá para encontrar o que mais ama em seus cliques.
#DicaOmicron: Confira a nossa playlist no Youtube com análise de enquadramentos e composições fotográficas de grandes fotógrafos.
Certo, mas como continuar estudando fotografia?
* UM VIVA À INTERNET!
A internet se tornou uma rica fonte de informações e inspirações. Mas nem todas as informações online são confiáveis ou aprofundadas.
Procure sites, blogs e canais do YouTube que além de mostrarem o carinho e seriedade de quem os produz, apresentem qualidade de informação.
* FOTOGRAFE
Aqui, vale a máxima: “A prática leva à perfeição”.
Refaça exercícios, treine técnicas de flash, luz mista, fotometria etc. Você perceberá que com o tempo, tudo se tornará mais automático e fácil. ;)
* INVISTA NA SUA ESPECIALIZAÇÃO
Mais conhecimento = Mais valor de mercado!
Se você atua profissionalmente, mas deseja se aprofundar em áreas específicas da fotografia, conseguir trabalhos financeiramente mais vantajosos ou desenvolver projetos fotográficos pessoais, nossa maior dica é: corra atrás!
Procure workshops e
cursos na área de interesse, participe de congressos e, se possível, trabalhe como assistente de um profissional que já atua neste setor. ;)
Aqui na Omicron, por exemplo, os cursos foram desenvolvidos para que o(a) omicroniano(a) possa continuar se aprimorando nas áreas da fotografia que mais ama:
* Após concluir um curso básico para iniciantes, ele(a) pode obter mais aprofundamento com o:
CURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA PROFISSIONAL
Prepare-se para aprender não só a parte técnica avançada, mas também:
- Aulas sobre a parte técnica avançada (flash com luz mista, técnicas de estúdio, iluminação etc.);
- Aulas práticas sobre as áreas mais lucrativas da fotografia profissional (ensaios, casamento, still etc.);
- Aulas sobre empreendedorismo e pós-produção (edição no Photoshop e Lightroom);
- E muito mais!
Clique e saiba tudo sobre o Curso Anual * E após concluir o Curso Anual, ele(a) pode continuar se especializando de acordo com o nicho do mercado de seu interesse. Entre em contato com a nossa equipe para conferir a agenda de cursos de especialização, workshops e palestras.
Esperamos que tenha gostado do post. Agora, bora estudar fotografia! ;)