Por que estudar e continuar estudando fotografia? | Blog da Omicron

25 de junho de 2019

Realizar um curso de fotografia é um importante primeiro passo na vida de um fotógrafo amador ou profissional, mas ele NÃO deve ser o único. Para que ele realmente se destaque no meio fotográfico são necessários estudo e dedicação contínuos sobre a arte de fotografar. 

Por que estudar e continuar estudando fotografia?


* PARA MANTER-SE ATUALIZADO SOBRE NOVIDADES TECNOLÓGICAS 


Equipamentos têm tempo de vida útil. Cedo ou tarde, você terá de trocá-los. Nessas horas, as escolhas mais inteligentes,  econômicas e que realmente trarão o resultado final esperado na hora de fotografar são as feitas por quem tem conhecimento sobre o quê está adquirindo.

* PARA ESTAR EM CONTATO COM AS PRÁTICAS E TENDÊNCIAS DE MERCADO 

Complementando o tópico acima, vamos trazer o exemplo dos drones. 

Antes dos drones se popularizarem, fotos e filmagens aéreas eram extremamente caras. Graças a esse equipamento, eles são acessíveis e cada cada vez mais comuns nos pacotes oferecidos pelos fotógrafos de casamentos. Ou seja, os profissionais que estavam atentos a essa tendência, não só saíram na frente como se tornaram referência neste serviço. 

* PARA CRIAR NETWORKING 

Bom relacionamento profissional é fundamental na fotografia - aliás, em qualquer área.

A junção "Parcerias sólidas + Ótimo serviço (ético, comprometido, profissional e atualizado)" com certeza resultarão em oportunidades de trabalho, indicações para clientes, fornecedores de qualidade e precificação adequada para suas fotos. 

#DicaOmicron: Ótimos locais para fazer networking com outros profissionais são os cursos, congressos, workshops, rodas de bate-papo, feiras, palestras e grupos nas redes sociais. 

* PARA AFINAR SEU OLHAR E GOSTO ESTÉTICO

Após terminar um curso de fotografia, infelizmente, você não sairá o próximo Cartier-Bresson, Sebastião Salgado ou Annie Leibovitz. 

Isso leva tempo. 

“Receitas de bolo” como a regra dos terços podem trazer fotos esteticamente agradáveis e, de fato, bonitas, mas composição e enquadramento são coisas muito pessoais e complexas que vão sendo afinadas ao longo da vida. Quanto mais filmes você ver, exposições visitar e livros ler, mais referências você terá para encontrar o que mais ama em seus cliques.


Certo, mas como continuar estudando fotografia? 


* UM VIVA À INTERNET! 

A internet se tornou uma rica fonte de informações e inspirações. Mas nem todas as informações online são confiáveis ou aprofundadas. 

Procure sites, blogs e canais do YouTube que além de mostrarem o carinho e seriedade de quem os produz, apresentem qualidade de informação.

* FOTOGRAFE 

Aqui, vale a máxima: “A prática leva à perfeição”. 

Refaça exercícios, treine técnicas de flash, luz mista, fotometria etc. Você perceberá que com o tempo, tudo se tornará mais automático e fácil. ;) 

* INVISTA NA SUA ESPECIALIZAÇÃO

Mais conhecimento = Mais valor de mercado! 

Se você atua profissionalmente, mas deseja se aprofundar em áreas específicas da fotografia, conseguir trabalhos financeiramente mais vantajosos ou desenvolver projetos fotográficos pessoais, nossa maior dica é: corra atrás

Procure workshops e cursos na área de interesse, participe de congressos e, se possível, trabalhe como assistente de um profissional que já atua neste setor. ;) 

Aqui na Omicron, por exemplo, os cursos foram desenvolvidos para que o(a) omicroniano(a) possa continuar se aprimorando nas áreas da fotografia que mais ama: 

>>> Após concluir um 
curso básico para iniciantes, ele(a) pode obter mais aprofundamento com os cursos: 
Conteúdos do curso: Técnica Fotográfica, Linguagem Fotográfica, Introdução a Técnicas de Estúdio, Flash, Edição (Lightroom) e Retratos comerciais.

Conteúdos do curso: Técnica Fotográfica, Linguagem Fotográfica, Introdução a Técnicas de Estúdio, Flash, Edição (Lightroom e Photoshop), Ensaios, Casamentos e Eventos, Empreendedorismo.
>>> E após concluir um dos dois cursos acima ou ter conhecimento equivalente (base técnica completa), ele(a) pode continuar se especializando de acordo com o nicho do mercado de seu interesse: 
Fotografia Aplicada 
Conteúdos do curso: Fashion Photography, Still Photography, Fotojornalismo, Fotografia Autoral, Pós-produção. 

Fotografia de Família 
Conteúdos do curso: Newborn, Acompanhamento Infantil, Casamento, Ensaios, Pós-produção avançada, Iluminação.

Fotografia Documental e Autoral
Conteúdos do curso: Ética documental, Documentário Fílmico, Documentário Clássico, Fotografia Autoral, Street Photography, Sistemas Expositivos.

Esperamos que tenha gostado do post. Agora, bora estudar fotografia! ;) 

POSTS RELACIONADOS