Dicas para aproveitar um curso online de fotografia | Blog da Omicron

7 de agosto de 2020

A pandemia acelerou o ensino a distância. 

Cursos totalmente online ou semipresenciais - os também chamados “cursos de ensino híbrido” - deixaram de ser uma tendência. E se eles ainda não fazem parte do seu desenvolvimento pessoal e profissional, com certeza, um dia farão. E farão com peso tão relevante no seu currículo e no seu perfil do LinkedIn quanto o de um curso presencial - por isso, dê atenção a estas modalidades e às dicas que vamos dar a seguir. ;)


Mas esta “aceleração” trouxe dois dilemas: 

1º Muitas opções e, às vezes, pouca qualidade. 

Existem milhares de cursos online e, infelizmente, nem todos são bons ou de fato trazem o conhecimento relevante e aprofundado que você busca. 


2º  Dificuldade em se adaptar ao ensino online. 

Muitas pessoas, que foram lançadas a estas novas formas de ensino, têm tido dificuldade em organizar suas rotinas para tirar o melhor proveito das videoaulas e lives, aprender ou até de fato colocar em prática o que é ensinado.  :/


Para evitar que os dois pontos acima se tornem um impasse no seu aprendizado, listamos algumas dicas para você tirar o melhor proveito de um curso online.

Então, abra o bloco de notas do celular ou pegue um caderninho para anotá-las, pois as dicas são válidas para qualquer tipo de curso online e não apenas para cursos online de fotografia.  ;)


Dicas para aproveitar e tirar o melhor de um curso online (de fotografia ou não): 



1) Alinhe: Expectativas x Realidades  

Parece clichê, mas não é. 

Antes de confiar apenas em um influenciador digital que está divulgando o curso ou em um anúncio tentador que viu em uma rede social, pesquise sobre o conteúdo abordado, a opinião de quem já fez e se o profissional e instituição de ensino que o está ministrando realmente têm conhecimento no assunto. 

👉 Deste modo, você alinha as expectativas de aprendizado que possui com as realidades que as videoaulas trarão, sabe se o curso terá uma didática que realmente agregue ao seu dia a dia e tem maior segurança na compra. 


2) Organize sua rotina com base na carga horária do curso 

Às vezes estamos tão animados com o novo aprendizado que queremos assistir a todas as videoaulas de uma só vez! Ou então, ele possui tantas aulas gravadas que dá aquela preguiça de começar e quando começamos parece que não vamos vencê-las nunca. 

As duas situações descritas acima têm algo em comum: a ansiedade

Ter ansiedade é normal. Todo mundo tem em menor ou maior grau. Mas quando ela influencia em nosso aprendizado, pode nos levar à exaustão ou pior, à inação. 

👉 Por isso, uma boa tática para realizar um curso online é estabelecer uma rotina de estudos baseada em sua carga horária

Antes de tudo, pense na sua rotina do dia a dia. Quanto do seu tempo diário você pode investir em um novo aprendizado? Com esta informação, você conseguirá calcular quanto tempo levará para cumprir o curso. 

💡 DICA 01: Pense em quanto você pode investir mantendo suas horas de sono, alimentação etc. 

💡 DICA 02: Às vezes, não precisamos inserir mais tempo na rotina, mas sim, usá-la de maneira mais inteligente. Ao invés de perder 30 minutos de sono, que tal passar 30 minutos a menos nas redes sociais? 

Por exemplo, se o curso tem 3 horas e você pode dedicar apenas 30 minutos por dia, ótimo! Faça com que esta meia hora valha a pena. Reserve-a para seus estudos e em apenas 6 dias, você o terá concluído. 

Se você pensou “Por que fazer o curso em 6 dias se eu tenho acesso por 6 meses?”, aqui vai uma dica: aproveite a vantagem das aulas online, que é poder ver e rever seus conteúdos quantas vezes quiser. E, por lidarmos com ensino a distância, acredite, é melhor assistir tudo com calma do que deixar para a última hora, perder o prazo de acesso e ficar sem conhecimento e sem certificado. :/


3) Crie um compromisso consigo mesmo 

Reforçando o tópico acima, comprometa-se com seus horários de aprendizado. Reserve-os em sua rotina; anote-os na agenda, no calendário do email ou no alarme do celular e o mais importante: cumpra-os. 

👉 Você será o mais beneficiado ao cumprir os horários, e também será o mais prejudicado ao não cumpri-los. 


4) Procure um ambiente ideal para estudar 

Evite assistir às aulas na cama ou deitado. Crie um ambiente em que você fique desperto(a) para absorver o que está aprendendo. 

Se você mora com mais pessoas, converse com elas para que respeitem seu momento de estudo e evitem te interromper sem necessidades. 

👉 Aqui vão algumas sugestões: veja o conteúdo sentado(a) e, se possível, do computador/notebook. Deixe também um copo de água ao lado (hidrate-se sempre!) e um bloco de notas com caneta para fazer anotações e revisar sempre que quiser.  


5) Fuja do multitasking quando assistir às aulas

Multitasking, palavra da língua inglesa que significa “multitarefas”, é usada para se referir quando realizamos duas ou mais tarefas ao mesmo tempo ou em alternância.

👉 A rotina exige que muitas vezes sejamos multitaskings, mas fuja disso ao realizar um curso. Ao focar em muitas coisas, você pode acabar não focando em nada. 


6) "O pause é meu amigo e nada me faltarás"

👉 Algo não ficou muito claro? Pause e volte o vídeo. Lembra que falamos sobre esta vantagem do aprendizado online? ;) 


7) Coloque em prática o que aprendeu

👉 Incorpore o que aprendeu no seu dia a dia. 

Por exemplo, ao fazer nosso curso online de fotografia, explore os comandos do seu equipamento fotográfico. E se ainda não tiver equipamento, que tal pegar emprestado com seu amigo e praticar? Ou então, usar o celular para brincar com a luz, analisar sombras e contrastes e colocar em prática os conteúdos sobre enquadramento e composição? 


8) Extras não estão ali à toa

👉 Não pule conteúdos extras. Explore-os.  

Eles estão ali para complementar seu aprendizado e podem trazer uma atualização do mercado, um exemplo prático de aplicação ou um reforço do que viu. 


9) Aproveite todos os canais abertos para dúvidas 

Você sabia que mesmo o curso tendo canal aberto para dúvidas via email, fóruns e chat, muitas pessoas se sentem acuadas e não expõem suas dúvidas? 

👉 Vença a timidez e explore todos os canais disponíveis. Além de você fazer melhor uso do dinheiro investido, a sua dúvida poderá ser de outra pessoa e poderá ajudá-la em um fórum, por exemplo. ;)


10) Você chegou ao fim do curso! Será este “o" fim, mesmo?

Oba! Videoaulas concluídas, tarefas propostas realizadas e certificado gerado. Mas este é “o fim”, mesmo?

👉 Nada disso. Não é o fim nem deve ser. O seu aprendizado continua: 

✏ Ao colocar em prática o conhecimento adquirido (após realizar nosso curso, por exemplo, pratique o que aprendeu ao fotografar a família ou ao tirar fotos dos produtos do seu negócio), 

✏ Ao pesquisar novidades sobre o assunto (sobre ficar atualizado sobre o universo fotográfico, nos acompanhe aqui no blog, no YouTube e no podcast que sempre trazemos novidades), 

✏ E ao se aprofundar no assunto. Temos cursos para você continuar desenvolvendo seus cliques


Bom aprendizado a distância!  



POSTS RELACIONADOS