05 dicas para fotografar esportes | Blog da Omicron

24 de julho de 2021

É oficial: começou ontem na cidade de Tóquio, Japão, as nossas semanas de agonia, sofrimento, superação, envio de energias positivas e torcidas declaradas! Sim, estamos falando da competição mundial que define os melhores dos melhores em cada esporte. 

E para envolvê-lo(a) neste clima de torcida e espírito esportivo, trouxemos algumas dicas que compartilhamos lá no Instagram (já no siga @omicronfoto para sempre saber de tudo em primeiríssima mão!) para fotografar esportes

Quem sabe nos próximos quatro anos você não se especializa na área de fotografia esportiva e não estará fotografando em 2024, fotografando as competições na cidade de Paris, França?


05 DICAS PARA FOTOGRAFAR ESPORTES:



DICA 01: BORRAR X CONGELAR 



Fotografia: Yannis Behrakis/ Reuters (Sydney, 2000).


Esporte é movimento!

Use a velocidade do obturador estrategicamente para dar esta sensação nas imagens. Lembrete: baixa velocidade borra e alta, congela.



DICA 02: TÉCNICA DE PANNING



Fotografia: Kai Pfaffenbach / Reuters (Rio, 2016).


Sabe aquele efeito visto em fotos de carros, em que os veículos aparecem focados e o fundo com a pista borrado?

Ele é obtido através da técnica de panning. Com a câmera em baixa velocidade, acompanhe o movimento do "assunto" que está sendo fotografado (ex: acompanhe o atleta correndo).

Ao fazer isso, você se coloca no mesmo plano de movimento que o assunto principal da imagem (lembram das aulas de física sobre referencial adotado?), congelando-o (atleta nítido) e deixando o fundo borrado (sensação de movimento). 🤯


DICA 03: CRIE NARRATIVAS 



Fotografia: Mike Blake / Reuters (LA, 1996). 


Imagens sequenciais garantirão a criação de narrativas visuais.

Faça isso através do:

- Modo de disparo contínuo (burst) das câmeras digitais para ter fotos sequenciais;

- OU através de múltiplas exposições em um mesmo quadro do filme em câmeras analógicas, como fez Mike Blake, obtendo em uma única foto 4 movimentações diferentes da ginasta Lavinia Milosovici, da Romênia, nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.


DICA 04: LENTE TELE



Fotografia: Ruben Sprich / Reuters (Atenas, 2004). 


Nem sempre você estará ao lado dos atletas para fotografar.

Por isso, ter o equipamento adequado faz a diferença, como uma lente teleobjetiva que aproxima planos distantes.

Foi graças a uma tele que Ruben Sprich registrou em 2004 o momento em que o brasileiro, Vanderlei Cordeiro, foi atacado por um expectador, tirando sua medalha de ouro na maratona masculina.


DICA 05: ESTUDO O ESPORTE



Fotografia: Dylan Martinez / Reuters (Londres, 2012).


Esta é aquela dica que ninguém conta.

É muito importante que você entenda e estude sobre o esporte que for ou estiver fotografando. Além de estudar quais são as suas regras, saiba quais são os atletas-destaques de cada time.

Desta forma, você saberá o que é importante dar atenção nos cliques e perderá menos momentos decisivos da disputa esportiva.



POSTS RELACIONADOS