O filósofo Sir Francis Bacon diz que a função do artista é aprofundar o mistério. O real não é real. Em pleno século XVII, era sobre fotografia que ele escrevia. Já que é uma mentira que conta a verdade, a fotografia é, ao mesmo tempo, um instrumento do conhecimento e uma viagem ao desconhecido, ao mistério – mas que deixa pistas, provoca reflexão, excita a imaginação.


O fotógrafo é o alquimista que transforma oxigênio em imagens. Marcel Proust diz que cada leitor descobre quem é ao ler um livro. O papel do escritor, afirma, é servir de “instrumento ótico” ao leitor, que, sem o livro, jamais descobriria quem é por si. O instrumento ótico de que Proust fala, na verdade, pode ser a fotografia. Ela serve de espelho e janela.

Picasso diz que a arte é uma mentira que conta a verdade. Falava da fotografia. Mentira só é mentira se puder passar por verdade. O rosto todo torto e deformado de uma mulher com dois olhos do lado de cá do nariz não é uma mentira. É a verdade de Picasso. Mas a foto que eu fiz há dois anos e coloco no Facebook como eu, é pura mentira. A foto de ontem é mentira hoje. Eu não sou mais daquele jeito que eu era ontem, hoje. Não penso mais assim, não sou mais aquele (e aquela) cara. E a fotografia é tanto mentira pelo tempo quanto pelo espaço. A foto da praia nos dá a ilusão de que é ela mas não tem nada da praia – nem cheiro, nem vento, nem molha, nem enche o carro de areia. A Susan Sontag define bem isso: “Todas as fotos são memento mori, lembranças de algo que já desapareceu.” Queremos que a vida não acabe, que nossa juventude não acabe, que as coisas boas nunca acabem. A fotografia surgiu disso, dessa fome do que não acaba nunca.

O texto e a fotografia foram gentilmente cedidos por Claudio Edinger e fazem parte do seu último livro sobre o sertão da Bahia, o “De Bom Jesus a Milagres”.

Em 23 de junho Claudio Edinger vem para Curitiba participar do 1º Stop Fotográfico.

Estamos sorteando 10 convites para a palestra dele, para participar clique aqui. ;)

 

 

 

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
  • Google Plus